[Lista] - Dia Internacional da Mulher



Boa noite! Tudo bem?

Como todo mundo sabe, hoje (8 de março) é o Dia Internacional da Mulher. Publiquei no instagram do blog uma lista de sugestões de livros de autoria feminina. Resolvi postá-la aqui também, falando um pouquinho mais sobre cada obra. Espero que gostem e que se sintam inspirados a ler mais mulheres!

1. Dissolução, Cláudia Lemes (leia a resenha)

Este livro foi lido e resenhado por mim em 2014 e até hoje martela na minha cabeça. As personagens me acompanham e me incomodam mesmo depois de quatro anos. Cláudia também é professora, tradutora e está sempre trabalhando em um novo livro. Isso tudo enquanto cuida dos três filhos.

2. Pequenas Grandes Mentiras, Liane Moriarty (leia a resenha)

O que falar de um livro que deu origem a uma série famosa, levando o tema da violência doméstica para milhares de casas? A obra tem três mulheres como protagonistas, cujas histórias se cruzam. Em diferentes níveis, elas sofrem por serem mulheres. Crime, solidão e maternidade são alguns tópicos abordados na obra de Liane.

3. A arte de entrevistar, Barbara Walters

O livro que me fez gostar de biografias! Barbara Walters é uma jornalista estadunidense que foi a primeira mulher a apresentar um telejornal. A trajetória profissional dela é admirável! Ela entrevistou personalidades como Truman Capote, Fidel Castro e Gandhi. Para alcançar o sucesso na profissão, infelizmente, ela relata que outras áreas de sua vida tiveram que ser deixadas de lado.

4. Para educar crianças feministas - um manifesto, Chimamanda Ngozi Adichie

Livro curtinho, gostoso de ler e essencial para refletirmos sobre como criamos as crianças e, querendo ou não, acabamos reforçando esteriótipos de gênero (que precisam ser combatidos!). O manifesto surgiu de uma carta de Chimamanda escrita para uma amiga que acabara de ter um bebê e virou uma lição para pessoas do mundo inteiro.

5. Malala, a menina que queria ir para a escola, Adriana Carranca (leia a resenha)

Xodózinho do meu coração, esse livro é maravilhoso por vários motivos. Primeiro: é um livro-reportagem escrito para crianças! Apuração em campo, entrevistas secretas e o talento com as palavras de Adriana Carranca já fariam do livro um tesouro. Mas aí vem uma segunda coisa: o projeto gráfico. As ilustrações de Bruna Assis Brasil, feitas com a mistura de desenhos e colagens, deixaram tudo ainda mais verdadeiro e tocante. E só para citar mais um motivo... é sobre a Malala, né? 

Júlia Lopes de Almeida
Júlia Lopes de Almeida
6. Júlia Presente, contos selecionados de Júlia Lopes de Almeida

Júlia Lopes de Almeida é uma escritora brasileira que, infelizmente, chega a passar despercebida (que novidade, né? Uma mulher apagada da história...). Eu só fui conhecê-la no ano passado. Ela nasceu no Rio de Janeiro, em 1862 e começou a escrever muito cedo. Aos 19 anos, já era colaboradora da Gazeta de Campinas (cidade onde cresceu). A jovem era malvista por se dedicar à literatura e defendeu, em suas mais de 40 obras, os direitos das mulheres de seu tempo. Participou das reuniões de formação da Academia Brasileira de Letras, mas foi proibida de ocupar uma das cadeiras por ser mulher. Morreu aos 72 anos e deixou para nós a missão de continuar falando sobre nossos direitos. O livro "Júlia Presente" traz contos selecionados por pesquisadores da Faculdade de Educação da UFMG (onde eu orgulhosamente estudo). Existem textos dela disponíveis gratuitamente no Domínio Público.

7. Coisa de menina, Pri Ferrari

Um livro feminista para bebês!!!!!!!!!!!
Pilar e o gatinho Samba
8. Série Diário de Pilar, Flávia Lins e Silva e Joana Penna

Gente, a Pilar é o objeto de pesquisa do meu mestrado. Todo mundo sabe que sou apaixonada por essa personagem corajosa e divertida. Deveria até amar menos, mas não consigo. Mesmo estando há mais de um ano debruçada sobre a série, não enjoei. hahaha Joana enriquece, com o projeto gráfico, o texto verbal de Flávia, e a união das duas forma uma obra interessantíssima. Flávia, além de escritora,  é roteirista, e foi quem criou os "Detetives do Prédio Azul", que as crianças adoram ver na TV.

9. Eu passei pelo inferno, Jutta Bauer

Jutta Bauer é uma ilustradora alemã muito premiada e prestigiada no mundo todo. Ela afirmou que a língua dela é a ilustração. Os desenhos têm mais espaço e expressividade em suas obras do que os textos verbais. Além de "Eu passei pelo inferno", escreveu e ilustrou outros títulos como "A rainha das cores", "Quando a mãe grita" e "Selma" (que eu sou doida para ter, mas está esgotado em quase todos os lugares).



Essas são apenas algumas das inúmeras mulheres que escrevem ou escreveram livros maravilhosos!  Literatura infantil, erótica, histórica, livros informativos, quadrinhos... Nós estamos por toda parte e chegaremos ainda mais longe!

Comentários

  1. Olá Thaís!!!
    Amei as dicas e atualmente eu acho que meu repertório é mais feminina do que masculina, pois sou fascinada pela escrita das autoras que temos.
    Realmente, o seu comentário de mais uma mulher escritora esquecida é verdade eu sei disso porque meu professor disse que temos inúmeras escritoras mais elas não são citadas em nossos estudos são poucas as que aparecem.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)