[Entrevista] - Mulher Vitrola

Como sabem, sou estudante de Jornalismo. Para a disciplina de Pauta e Apuração, a professora Terezinha pediu que construíssemos um perfil. Pensei na Renata imediatamente. Acompanho o blog dela, Mulher Vitrola, há muitos anos e achei que seria uma pessoa interessante de apresentar para minha turma e para os leitores do Ratas. O resultado está logo abaixo. Espero que gostem e se encantem com a Rê Vitrola tanto quanto eu!
------

A mulher de sorriso contagiante e cabelo vermelho é ilustradora, mãe, blogueira e gateira. A entrevista, mesmo realizada virtualmente, mostrou que a simpatia de Renata não se restringe apenas aos seus textos. Uma vantagem desse contato online foi que ela não precisou sair de casa - que é, para ela, "o melhor lugar do mundo".

Por falar demais, sempre ouviu de sua mãe - com quem mantém uma relação boa e divertida - que era uma "vitrola quebrada". Embora para Renata a expressão não faça muito sentido ("Afinal, uma vitrola quebrada simplesmente não funciona, né?"), resolveu se apropriar dela para a criação do nome do blog. Essa escolha se deu, também, graças ao seu gosto pelo estilo retrô. O apelido pegou e no blog Mulher Vitrola, no ar desde 2007, publica de "tagarelices a chororô, de cores a tentativas gastronômicas", como ela mesmo define. A fanpage possui mais de 8 mil curtidas, são leitores que se identificam e interagem com a autora.

Renata P. Montenegro, conhecida na internet como Mulher Vitrola, nasceu no dia dois de março de 1985, na cidade de Duque de Caxias (RJ). Aos dois anos, teve sua primeira gatinha, a Gabi. Mal sabia ela que começava ali uma enorme paixão por felinos. Atualmente, vive em Ubatuba (SP), com seu marido e cinco gatos: Tapioca, Mimi, Mary, Molly e Nerdinho.

Quando criança, passava a maior parte do tempo sozinha e já mostrava ser criativa - característica ainda presente e que faz toda a diferença em sua profissão. A adolescência foi um pouco rebelde. "Queria aproveitar as coisas como se não houvesse amanhã, sem medo das consequências. Mas não era namoradeira", conta a blogueira.

Aos vinte anos, veio a primeira gravidez, com quedas de pressão e desmaios. Chegava ao mundo Pedro, super parecido com a mãe. Hoje ele tem oito anos e, desde os quatro, vive com o pai no Rio de Janeiro. Os dois driblam a saudade através de internet, telefonemas e algumas visitas.

A internet possui grande importância em sua vida. "Além do meu trabalho, eu gosto do tipo de relação que ela oferece com as pessoas", comenta. Rê tem muitos amigos virtuais e foi no Orkut, em 2010, que conheceu Erik Xavier, seu marido.

O casal compartilha gostos culturais, conceitos, opiniões sobre o mundo e a forma de viver. Quando questionada sobre suas diferenças, Renata destaca:  "Ele é mais mente aberta e confia mais nas pessoas do que eu". A admiração que sente por Erik é clara e os motivos vão desde a inteligência dele até o companheirismo no relacionamento. "Ele é a pessoa que mais me apoia em tudo que eu faço, meu maior incentivador", declara.

Eles são pais de Joaquim, um garotinho muito especial que "encerrou sua linda trajetória no mundo em janeiro de 2012". "Eu achei ele tão lindo, fiquei muito feliz com a ideia dele ser meu", conta sobre quando o viu pela primeira vez. O pouco tempo, no entanto, foi capaz de ensiná-la muitas coisas. "Acho que em maior parte, me ensinou que a gente precisa se manifestar, lutar por nossos direitos".

Ao longo dos anos, Renata afirma ter se tornado prática, mas não deixou de lado a postura de falar o que pensa. Ela coloca carinho em tudo o que faz e parece ser bem cuidadosa não só com aqueles que estão a sua volta, mas também com os que estão longe. Rê planeja montar uma empresinha e, no futuro, ser "uma velhinha de cabelos coloridos e tatuada".

Favoritos
  • Livros:“A Culpa é das Estrelas” (resenha), “Christiane F.” e “As Vantagens de ser invisível”.
  • Bandas: The Bird And the Bee, Marina and the Diamonds, Muse, Daft Punk.
  • Filmes: "Entrevista com o Vampiro", "As Patricinhas de Beverly Hills", "Irreversível". 

Com a palavra, os leitores do MulherVitrola.com.br!

“A Renata participava de uma série de fóruns e espaços online que eu também participava. Fomos nos tornando amigas ao longo dos anos, na vida real e virtual. Ela é uma pessoa incrível, mãe, amiga, profissional e alguém que tem vontade de conhecer novas pessoas, coisas. Escreve de um jeito delicioso e bastante pessoal”.
Ericka Moderno Rocha, São Paulo, leitora do MV há sete anos

“Sinceramente, acho ela uma fofa, muito simpática. E às vezes parece que ela é aquela amiga de anos, sabe? Chega a ser engraçado. Alguns posts do blog são muitos parecidos com o que eu penso”.
Raquel Barbosa Ribeiro, Rio de Janeiro

“Espero que um dia a encontre pessoalmente. A Rê é um amor de pessoa, gentil, legal, escreve super bem, criativa, gateira e muito esperta. Uma pessoa especial, diferente, moderna e linda”.
Fernada Maria Leite, São Paulo, leitora do MV há um ano

“Uma pessoa muito positiva, original e com estilo próprio. Adoro os posts, principalmente os de DIY. São sempre ótimas dicas. Eu acho que ela sabe escrever muito bem sobre tudo o que ela fala no blog, mas quando é sobre gatos e DIY realmente ela arrasa”.
Tabata Pessoa, São Paulo, leitora do MV há três anos

------
O que acharam desse perfil?  Para mim foi ótimo conhecê-la um pouquinho mais.
Obrigada a todos que me ajudaram com esse post! 

Comentários

  1. Eu adorei, ficou super legal o post Thais, a Re vai com certeza adorar...
    Aaa adorei minha foto ai hahahaaa
    A foto dela com o filho é uma graça né, eu adoro.
    A Re é tudo isso e muito mais, temos muito a aprender com ela ainda viu e amooo o blog dela.
    Beijo grande,
    Ótimo post.

    ResponderExcluir
  2. Adorei.... Eu tenho o prazer de conhecer a Rê...ela é incrível!!! Apesar da distância, continuo acompanhando a vida dela...e cada dia q passa, a cada post novo dela, fico sabendo de uma certa forma como ela anda... o que eu quero saber, pergunto em off! RS... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rê! Obrigada! Gostaria de conhecê-la pessoalmente também.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Matéria linda e super verdadeira, ADOREI!
    Realmente a Rê é uma fofa, adoro o trabalho dela e acompanho sempre.
    Parabéns pelo trabalho, ficou ótimo!
    Beijão.
    Blog Descolada Vida | Fan Page

    ResponderExcluir
  5. Gente que entrevista bem feita. Adorei o jeito como você montou as citações. Parabéns.
    Sobre a Renata não tem nem o que acrescentar, né. Tenho muito carinho por ela e pelo blog.

    Me senti no meio do Rotaroots, vocês participam também? Perguntei porque reconheci os rostinhos nos depoimentos. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana, obrigada mesmo pelo comentário!

      Sim, participamos! haha Encontrei minhas fontes lá no grupo! ;)

      Excluir
  6. Adorei a montagem do perfil e adorei que tenha escolhido a Renata. Eu a conheci pela internet, tínhamos uma conhecida em comum e quando descobri isso eu me aproximei um pouco mais. Com o tempo fui conhecendo e me apaixonando por ela e pela vida dela. As lições, os sentimentos, o aprendizado. Tudo que vem da Renata é sempre de primeira e sempre muito verdadeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Sim, ela é uma pessoa muito interessante e é ótimo acompanhar o que ela compartilha.

      Obrigada por comentar!

      Excluir
  7. Thaís, amei participar dessa entrevista! Que a Rê seja especial pra você como ela é para todos os leitores! =)

    Um beijão e boa sorte na facul! Também sou jornalista e nada melhor do que lidar com matérias que a gente ADORA! Rs... Um beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ericka, muito obrigada pelo comentário e pela participação! Sim, não tem nada melhor mesmo! Beijo

      Excluir
  8. eu adorei. A Renatinha é uma fofa sempre ♥ A escolha da estrevistada foi mto legal e é sempre bom sabermais um cadinho de quem tanto a gente admira e curte como amiga ♥
    mto legal o blog :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa, adorei a entrevista! Gosto muito da Re e foi legal conhecer mais um pouco sobre.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)