[Especial] - Exposição: Livros para ler antes de crescer



O Espaço de Leitura, que fica no primeiro andar da Biblioteca Central da UFMG, comemorando outubro como o mês das crianças, apresenta a 3ª exposição de literatura infantojuvenil Livros para ler antes de crescer.



Nas pirâmides do ambiente de leitura, os livros mostrados estão todos relacionados a essa classificação e são exemplares novos. Moacyr Scliar, Meg Cabot, Pedro Bandeira e Paula Pimenta são alguns dos autores cujas obras podem ser consultadas e levadas para casa seguindo as normas de empréstimo da Biblioteca.

Livro-brinquedo pop-up: Alice no País das Maravilhas.

Além disso, há uma mostra de livros-brinquedo no canto direito do Espaço, reforçando que este estilo de literatura é aliado na busca de novos leitores. As crianças se aproximam dos livros de uma maneira lúdica e descontraída, através de obras que apresentam forte apelo visual e do tato, utilizando técnicas como pop-up e scanimation.

Natália Magalhães visitando a exposição
Natália Magalhães tem 12 anos e está no sexto ano do Ensino Fundamental. “É a primeira vez que venho aqui, mas virei mais vezes. Achei bem interessante a exposição”, conta após ser interrompida da leitura de um dos livros da coleção Judy Moody, de Megan McDonald. A adolescente gosta de ficção e a série Harry Potter está entre suas favoritas.


“A gente acaba esquecendo que literatura infantil não tem idade”, afirma Millenne Maria Mello Ferrante, aluna do terceiro período de Comunicação Social da UFMG, que visita o Espaço de Leitura todos os dias depois do almoço. “Achei ótima a exposição. Com ela eu descobri o autor de As aventuras de Tintim, o Hergé, e os livros são muito bons!”.



A exposição continua até dia 14 de novembro, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h. A Biblioteca Central da UFMG fica no Campus Pampulha, Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha - Belo Horizonte - MG. CEP 31270-901. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4613.

Atualmente, sou estagiária na Divisão de Comunicação da Biblioteca Universitária da UFMG. A notícia acima foi escrita e as fotos foram feitas por mim para o site www.bu.ufmg.br ^_^ A exposição está muito legal, vale a pena conferir. Já li dois livros que estão expostos e um deles foi resenhado aqui.

Comentários

  1. Queria muito morar aí pra poder ir a essa exposição e me reportar a infância.
    Beijos!
    primaverasdeoutubro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Garanto que seria uma experiência boa. Obrigada por comentar :)

      Excluir
  2. Oi Thais

    Achei a ideia da exposição fantástica. Muito legal ver projetos deste tipo funcionando. Parabéns pela divulgação.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que projeto fofo! Deveria servir de inspiração pra acontecer mais. Muito legal mesmo!!! Não poderia deixar de comentar do blog, muito fofo, meninas. Conheci muito por acaso e fiquei encantada com a delicadeza que tudo é feito, as resenhas, posts e tudo mais. Parabéns mesmo! Sucesso pra vocês, vou voltar mais vezes.

    Bjos,
    Rona Abdalla
    http://www.ronaabdalla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ideia maravilhosa! Adoro livros ditos como "infantis"... Meus livros preferidos são esses, hahaha, Mágico de Oz, Alice... *-*

    Vem cá conferir minha última resenha? :3
    http://blogfloreando.blogspot.com.br/2014/02/brasil-nunca-mais.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)