Estamos no FliBH 2021!

 

 Bom dia!

Tenho um convite muito especial para fazer.

Hoje (16), às 18h, vamos participar do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FliBH), no clube de leitura Palavra de Mulher. O evento será transmitido no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. 

Neste ano, o FliBH faz uma homenagem à Maria Mazarello Rodrigues, da Mazza Edições. Mulher negra, militante e intelectual, fundou a editora em 1981, com o compromisso de publicar obras referentes à cultura afro-brasileira. 

Portanto, todas as leituras escolhidas para o encontro do Palavra de Mulher são de autoras publicadas pela editora. Falaremos sobre representatividade na literatura infantil e juvenil, partindo das obras:  
  • Minha mãe é negra sim (Patrícia Santana e ilustrações de Hyvanildo Leite)
  • Koumba e o tambor diambê (Madu Costa e ilustrações de Rubem Filho)
  • Betina (Nilma Lino Gomes e ilustrações de Denise Nascimento )
  • A Ginga da Rainha (Iris Amâncio)
É uma honra estar nesta programação tão especial! Adoro o FliBH e sempre me perdi na programação das últimas edições: atenta às palestras, cheirando os livros nos estandes das editoras... 

Obrigada pela oportunidade, Lívia Campolina! ♥

Conheça as convidadas do bate-papo, que será mediado pela Luciana Cassimiro:  
  • Aline Costa é pedagoga, especialista em Infâncias, Cultura e Práticas formativas/FUMEC, em Alfabetização e letramentos/UEMG e em História e Cultura Afro-brasileira/EAD-São Luís. Professora e Coordenadora Pedagógica, idealizadora do projeto “Pedagogia Literária”. 
  • Ferreira Mota, mulher, mãe, filha de Maria e Paulo. Contadora de Histórias, Professora, Pedagoga, com pós graduação e Mestrado em Educação. Atua na Educação Básica e Superior. Já atuou nas Diretorias de Educação Nordeste e Norte e também na Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. 
  • Thaís Leocádio nunca deixou de ser uma criança leitora. É jornalista na TV Globo e mestre em Educação pela UFMG, onde pesquisou as relações entre ciência e literatura infantil. Fala de livros há 11 anos no blog Ratas de Biblioteca (Eu!!!).
Te espero hoje à noite! Quantos livros com protagonistas negros você leu na infância? 

Comentários