Resenha - Livro: Venenos de Deus, remédios do Diabo, Mia Couto

O livro "Venenos de Deus, remédios do Diabo" foi escrito por Mia Couto e publicado pela Companhia das Letras. Em 188 páginas, o leitor conhece o médico português Sidónio Rosa, que vai para Moçambique atrás de uma namorada chamada Deolinda.

Na Vila Cacimba, no entanto, ele não consegue encontrar sua amada. Os pais dela — Bartolomeu Sozinho e Munda — dizem que ela está viajando. Eles não sabem do romance. 

Doutor "Sidonho" passa a maior parte do tempo cuidando de Bartolomeu, que possui uma doença terrível, gasta os dias se lamentando e esperando pela morte. 

Munda é saudável, mas vive presa ao marido, cuidando dele e da casa. Dividida entre o ódio e o amor pelo companheiro moribundo. 

A narrativa segue num ritmo tranquilo até que o passado da família vem à tona, junto com um grande segredo do médico. Onde está Deolinda?

Opinião: Ler Mia Couto é como ouvir um amigo contando uma boa história. O livro começa singelo e leve. No final, tudo fica esquisito, confuso e alguns momentos possuem um ar de sonho/pesadelo. Do autor, eu já havia lido um livro infantil ("O beijo da palavrinha", lindíssimo!) e um de poesias ("Tradutor de chuvas"). "Venenos de Deus, remédios do Diabo" foi bem diferente, mas envolvente da mesma forma. 

Avaliação: 

Comentários