Dicas para ler mais

Boa noite!

Minha colega de trabalho Cíntia Neves me convidou para fazer uma lista com dicas para quem quer ler mais. Ela publicou o conteúdo no Linkedin e decidi compartilhar também com vocês aqui no Ratas de Biblioteca :)



Você quer ou precisa ler mais? Então aqui vão minhas dicas:


1. Leia um pouquinho todo dia, até virar um hábito. Não se preocupe em ler um capítulo completo, nem coloque metas difíceis de cumprir. Se o livro for bom, você terá é dificuldade para parar. Escolha o melhor horário e um lugar confortável. Para mim, é na cama antes de dormir.

2. Não leia o que não gosta. Não é porque todo mundo está elogiando que você também vai curtir. Se não está envolvido, passe para o próximo. Existe um mundo de possibilidades e estilos que podem te prender. Fantasia, poesia, biografia, teatro... experimente!

3. Procure livros que inspiraram obras de que você gosta, como filmes e peças de teatro. Eu não acredito que “o livro é melhor que o filme”, pois são linguagens diferentes. É impossível alguém recriar na tela algo que aconteceu só dentro da sua cabeça. Mas a leitura, com certeza, vai te trazer outras formas de sentir aquela história.

4. Fale sobre livros. É gostoso ouvir a opinião de quem leu ou está lendo o mesmo livro que você. As interpretações sempre são diferentes e isso enriquece a experiência. Quando a pandemia passar, que tal entrar em um clube do livro? Enquanto isso, há grupos na internet, blogs literários, canais no Youtube e, claro, seus amigos a uma mensagem de distância.

5. Leve sempre um livro na mochila. Querendo ou não, a espera faz parte da nossa rotina. Um amigo atrasado, uma consulta médica, uma reunião adiada. Ler é meu passatempo preferido e pode se tornar o seu também ;)


Obrigada pela leitura e até a próxima! Beijo 

Comentários

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)