Resenha - Livro: As Ondas, Virgínia Woolf


"Viverei sempre agarrado aos contornos das palavras"


"As Ondas" ("The Waves"), de Virgínia Woolf, é um romance publicado em 1931, dez anos antes do suicídio da autora. Diferente de tudo o que já li na vida, a narrativa é conduzida por monólogos de cinco personagens: Bernard, Neville, Louis, Jinny, Susan e Rhoda. Além destes, há ainda Percival, único que não participa como narrador.

Não existem diálogos, divisões de capítulos ou demarcações claras entre os pensamentos das diferentes personagens. É uma leitura que exige mais atenção do que o normal e levei quase dois anos para concluir cerca de 160 páginas.

Além do esforço para dar conta do texto, houve também a necessidade de pausas para "digerir" o conteúdo melancólico, profundo e certeiro da autora. A complexidade da história, no entanto, é equilibrada com a beleza dos detalhes do dia a dia para os quais ela nos faz olhar.

O livro é poético, sensível e toca nas feridas mais escondidas da dor humana, quase 90 anos depois de ter sido escrito. Uma leitura que transforma e que pode ser considerada tudo, menos confortável.

“A vida só pode ser um sonho. A nossa chama, a chispazinha que dança em alguns olhos, não tarda a se apagar”.

“Constitui um enorme alívio ter alguém a quem fazer sinais e não pronunciar qualquer palavra. Seguir os carreiros escuros da mente e entrar no passado, visitar livros, empurrar ramos e arrancar alguns frutos”.



“Todas estas coisas acontecem num segundo e duram para sempre”.

Comentários

  1. Oi Thaís!
    Parece um livro interessante, mas no momento não colocaria em minha Whistlist.

    www.paginadaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde!
    Parece ser um livro mais complexo né? Estou no momento procurando por livros mais leves, com leituras que fluem com mais facilidade, mas essas capas são lindas!!

    Beijos!
    www.paginadaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)