[Resenha] Livro: Mentes Sombrias



Ficha técnica - "Mentes Sombrias"
Autora: Alexandra Bracken
Tradução: Viviane Diniz
Páginas: 384
Gênero: Ficção
Formato: 16 x 23 x 1,9 cm
ISBN: 978-85-510-0383-1
E-ISBN: 978-85-510-0382-4
Lançamento: 02/07/2018

O livro "Mentes Sombrias" ("The Darkest Minds"), escrito por Alexandra Bracken e publicado pela Editora Intrínseca, é uma distopia que coloca os Estados Unidos como centro de uma doença misteriosa que mata crianças quando elas completam 10 anos de idade. As sobreviventes, no entanto, não têm muita sorte. Elas desenvolvem poderes sobrenaturais, são tratadas como aberrações e passam a viver separadas das famílias.

Entre estes adolescentes com capacidades extraordinárias está Ruby, protagonista da história. Dos seus 16 anos, seis viveu dentro de um acampamento submetida a humilhações e castigos. Ela foi enviada a Thurmond depois de apagar, sem querer, todas as memórias dos pais relacionadas a ela.

No centro de "reabilitação", a garota faz uma melhor amiga, Sam, mas outra vez deleta as memórias da colega sem saber ao certo como. Essa dificuldade em lidar com os poderes causa sofrimento e isolamento. As crianças eram classificadas por cores, dependendo do nível de "agressividade" das habilidades. Ruby, apesar de ser uma perigosa laranja, consegue se passar por uma simples verde na triagem.

No entanto, a verdadeira "classificação" de Ruby é revelada e ela é retirada às pressas do acampamento por uma funcionária do lugar. Na fuga, a menina descobre que está saindo de uma prisão para entrar em outra e decide fugir. Lutando por sobrevivência, em meio a um país devastado, a fugitiva encontra um grupo de crianças que, assim como ela, foge dos olhares do governo. Após certa relutância, Ruby passa a integrar o pequeno bando de Bolota, Liam e Suzume, dentro da minivan Betty. Mas até quando eles conseguirão se esconder?
  
Opinião: Nada de novo, não é mesmo? Apesar de saber que todas as histórias já foram contadas, que o que importa é o jeito de contar, que existe o arquétipo do herói que é seguidos à risca por escritores e roteiristas e etc etc etc, fiquei um pouco decepcionada por tudo ser tão parecido com as outras recentes distopias de sucesso. 

Crianças que driblam sistemas estruturados, divididas por categorias... tudo isso me remete imediatamente a obras como "Jogos Vorazes" e "Divergente". Mas, o livro é legal para distrair e veio em boa hora para mim. Além disso, acredito que o filme será interessante. 

Dos mesmo produtores de Stranger Things, a versão cinematográfica de "Mentes Sombrias" será lançada no Brasil pela Fox Filme no dia 16 de agosto. No dia 14, irei à pré-estreia e contarei para vocês as minhas impressões lá no instagram (@rdebiblioteca). Não perca! 

Assista ao trailer do filme:


Você gosta de distopias? O que achou do enredo dessa?

Comentários