[Filme] - A Livraria

Christine (Honor Kneafsey) e Florence Green (Emily Mortimer)

Bom dia! Fim de semana chegou e trago para vocês uma dica de filme delicado que tem tudo a ver conosco, amantes de livros: "A Livraria" ("The Bookshop"). O filme, lançado em 2017, tem direção de Isabel Coixet e é estrelado por Emily Mortimer.

A atriz interpreta a viúva Florence Green que, após a morte do marido, em combate, vê na leitura uma forma de manter a memória do amado viva. A história se passa nos anos 50 e mostra a protagonista solitária querendo reencontrar a felicidade. Ela compra uma casa velha, em um vilarejo da Inglaterra, onde pretende morar e montar uma livraria.

Por uma razão que eu só posso chamar de inveja, a rica Violet, interpretada por Patricia Clarkson, critica o empreendimento e inventa que a casa antiga seria perfeita para um centro de arte. O imóvel para quem ninguém ligava há anos, de repente, se torna interessante e motivo de ameaças e perseguições.  Ela manda Florence desistir da livraria, mas a viúva se recusa. Com a negativa, a poderosa mulher passa a infernizar Florence, buscando apoio das entidades legais para expulsá-la da cidade.

Enquanto enfrenta o ódio gratuito de Violet, a Senhora Green segue com o seu pequeno negócio, criando vitrines chamativas e contando com a ajuda da pequena auxiliar Christine (Honor Kneafsey) e do seu fiel cliente Senhor Brundish (Bill Nighy).  Recluso e misterioso, este homem não saía de casa e, por isso, corriam inúmeros boatos sobre a sua vida. Leitor ávido, ele comprava de Florence "à distância", deixando a cargo da dona da livraria a escolha dos títulos que eram enviados por um mensageiro.
O solitário Senhor Brundish (Bill Nighy)


O filme é baseado no livro homônimo escrito por Penelope Fitzgerald, em 1978, que pretendo ler em breve. "A Livraria" destaca a magia da leitura e a importância de ficar cercado por livros, mas não deixa de lado a impotência dos sonhadores diante da maldade do mundo. 

- Outros cartazes:

- Assista ao trailer do filme "A Livraria":

Espero que gostem da sugestão! Beijo grande e até a próxima!

Comentários

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)