[Resenha] - Livro: Coisa de Menina


Coisa de Menina, Pri Ferrari
Capa do livro Coisa de Menina, Pri Ferrari
Boa tarde, ratinhos! Hoje é o Dia das Crianças e, em meio a tanto ódio, desinformação, preconceito e sexismo, gostaria de sugerir um livro infantil maravilhoso que comprei recentemente.

O livro "Coisa de Menina", escrito e ilustrado por Pri Ferrari, foi publicado pela Companhia das Letrinhas.

É muito emocionante encontrar livros feitos com tanto carinho e cuidado, especialmente para bebês. As ilustrações, o tema e a pertinência da obra, no entanto, ampliam essa classificação etária e conseguem tocar leitores de diversas idades.

O que as meninas podem ou não podem fazer? A resposta, em ilustrações repletas de sensibilidade, é que elas podem tudo.

Profissões, características e sonhos comumente associados ao universo masculino podem (e devem!) ser conquistados pela mulher, caso ela queira. O feminismo é isso: a convicção de que a mulher tem o direito de ocupar os mesmos lugares que o homem. De desenvolver suas habilidades ao máximo, de ser incentivada a atingir seus objetivos, por mais difíceis que pareçam ser.
Coisa de Menina, Pri Ferrari
Ser esposa, mãe ou dona de casa são exemplos de destinos que as meninas são exaustivamente motivadas a buscar, seja pelas brincadeiras, pelo sistema educacional e pela própria conformação social. São atribuições lindas e valiosas, mas não podem ser vistas como as únicas opções em aberto. Elas são tudo o que podemos oferecer? Obviamente que não.

Por sorte, hoje temos rostos femininos ocupando posições de visibilidade, garantindo que as atuais e as próximas gerações tenham em quem se espelhar. Isso não quer dizer que ao longo da história as mulheres não tiveram importância. O trabalho "de formiguinha" vem sendo feito desde sempre, resistindo ao silenciamento e à dominação masculina.

Coisa de Menina, Pri FerrariO livro de Pri Ferrari conduz meninas e meninos para a igualdade de gênero. O cenário limitante a que nós somos submetidas só será transformado pela educação. Se na escola esse tema é considerado um tabu (o que não faz o menor sentido), podemos tentar essa mudança através da educação em casa, com o apoio de publicações como esta.

Já sou adulta, uma mulher. Moro sozinha, sou dona de casa, além de jornalista e mestranda. Carrego comigo sonhos que mantenho desde criança, como o de casar e o de ser mãe. Tenho certeza de que um dia irei realizá-los. Mas antes - ou no caminho - disso, não me privarei de conquistar e transformar o mundo. De outras e de todas as formas que eu quiser. Porque isso sim é coisa de menina.
Coisa de Menina, Pri Ferrari
Coisa de Menina, Pri Ferrari


Que todas as crianças sejam livres e felizes!
E para você? O que é coisa de menina?

Comentários