[Resenha] - Livro: Papai!

Papai!, Philippe Corentin
Papai!, Philippe Corentin
Papai!”, grita o garotinho já na capa do livro escrito e ilustrado pelo francês Philippe Corentin. Em 32 páginas, editadas pela Cosac Naify, o leitor é convidado a entrar em uma bem humorada história sobre os pesadelos. A cor preta da capa e da contra capa situam o enredo na noite, antes mesmo de isso ser explicitado pelo texto (verbal e imagético).

Dormir sozinho pode ser difícil para muitas crianças. É comum que tenham medo e chamem pelos pais durante a noite. O livro “Papai!” começa com um garoto dormindo tranquilamente até ser acordado por algo estranho. Quando percebe que está acompanhado de um monstro verde na cama, fica assustado.

Papai!, Philippe CorentinOs dois personagens gritam “Papai!” ao mesmo tempo. A narrativa surpreende ao mostrar, na página seguinte, o pai do monstrinho e não o do garoto. Desse modo, a ilustração se mostra essencial na composição da obra, carregando sentidos que não poderiam ser apreendidos apenas pelo texto verbal.

Quando o pai monstro chega ao quarto, o monstrinho diz: “Pai! Pai! Tem um monstro na minha cama!”, apontando para o garoto deitado sob as cobertas. O pai diz ter sido apenas um pesadelo e leva o monstrinho para a sala, onde está a mãe dele. Depois de ser acalmado por ela, o pequeno volta para a cama.

Então, humano e monstro acordam assustados novamente e, dessa vez, é o pai do garoto quem vai ver o que há de errado. “Pai! Pai! Tem um monstro na minha cama!”, diz agora o garotinho.

Essa brincadeira com o diferente é o que torna a obra especial. Ao mesmo tempo em que se aproxima de um problema da infância (dormir longe dos pais), traz elementos ficcionais que mexem com o imaginário do leitor. Essa dualidade é apresentada por Bernardo (2005) como indício de uma boa ficção que, segundo ele, não pode ter tudo a ver com a realidade, nem tudo a ver com o leitor.

O final encanta ao reforçar que não é preciso temer o desconhecido.
Dados do livro
Corentin, Philippe [1936-]
Papai!: Philippe Corentin
Título original: Papa!
Tradução: Cássia Silveira
Ilustrações do autor
São Paulo: Cosac Naify, 2008, 2ª edição
32 pp. ilustradas
ISBN 978-85-405-0752-4
Monstrinho sendo acalmado pela mãe. Ilustração da página 13 do livro Papai!, de Philippe Corentin

Comentários

  1. Acho esse livro tão legal! Faço estágio em um CRAS e já usamos ele para trabalhar com as crianças a questão do medo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Renata!! Obrigada por compartilhar isso! :) O livro é muito legal mesmo! Beijo

      Excluir
  2. Parabéns pelo blog!
    E este livro realmente é bom, gosto de lê-lo para os meus alunos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse livro ele deve ter muito sucesso por crianças ou até para os pais mesmo que pode ensinar as crianças a não ter medo de dormir sozinhos(a)

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é ótimo !meu filho gosta muito .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)