[Resenha] - Conto: To be or not to be, Machado de Assis

Machado de Assis
Machado de Assis 
O suicídio é um tema delicado e tem levantado discussões entre os jovens desde o lançamento da série "13 Reasons Why" ("Os 13 Porquês"), da Netflix, em março deste ano. Com o sucesso do seriado estadunidense, o livro homônimo que deu origem a ele, escrito por Jay Asher e publicado em 2007, figura nas listas dos mais vendidos.

Mas o tema não é novidade na ficção não! "To be or not to be", um conto escrito por Machado de Assis, em 1876, também fala de suicídio. No entanto, em vez de descrever as razões pelas quais uma pessoa se matou, o texto mostra os motivos que fizeram o protagonista - decidido a tirar a própria vida - mudar de ideia.

A estagnação na carreira e a falta de perspectivas levaram André, um homem de 27 anos, a planejar se matar. Ele ficou abalado por não ter conseguido uma sonhada promoção e, acreditando ser um fracasso, pegou uma barca com a intenção de se lançar ao mar.
"Mas André Soares que, estando com os olhos pregados no chão a rememorar os seus infortúnios, deu com os olhos num dos pés da velada desconhecida.
Estremeceu.
André Soares resistia a tudo neste mundo, a uns olhos brilhantes, a um rosto adorável, a uma cintura de anel; não resistia a um pé elegante"
Ao descobrir em Cláudia - a dona do pé elegante - uma paixão, André resolveu adiar seu terrível plano para ter a chance de conhecê-la. O pensamento fúnebre deixou de lhe ocorrer e o homem passou a ter outras ocupações e interesses além da vida profissional. O leitor, então, é lançado às piadinhas e às descrições de Machado de Assis que, com ironia, trata de assuntos atemporais.

Na ausência de um pedido formal de casamento, a jovem não se considerava comprometida. Ingênuo e apaixonado, André Soares foi deixando de ter controle sobre a conquista e, tendo que agradar a um potencial cunhado, perdeu dinheiro e tempo.

O título do conto é uma alusão à clássica frase de Hamlet, de William Shakespeare. "Ser ou não ser? Eis a questão". A moral da história retoma o tema suicídio. Para o narrador - onisciente e ácido - os motivos que levam alguém à dar fim à própria vida vêm mais de dentro do que de fora. Será mesmo?

A obra de Machado de Assis pode ser baixada no site Domínio Público. O conto "To be or not to be" também está disponível para download gratuito na Amazon.

Comentários

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)