[Resenha] - Livro: Profissões para mulheres e outros artigos feministas

Profissões para mulheres e outros artigos feministas, Virgínia Woolf
Profissões para mulheres e outros artigos feministas, Virgínia Woolf
Se hoje nós, mulheres, enfrentamos preconceito e perseguições no mercado de trabalho, imagine no século passado? O livro "Profissões para mulheres e outros artigos feministas", publicado pela L&PM, traz um apanhado de textos de Virgínia Woolf (1882-1941) sobre ser mulher em um mundo dominado por homens.

A obra é formada por sete ensaios escritos pela conhecida romancista. Um deles, inclusive, foi apresentado pela autora como discurso em um evento feminino. O destaque é a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Infelizmente, as reflexões continuam pertinentes em 2017. Por que temos sempre atrás de nós o espírito do "anjo do lar" que nos impede de exercitar nossas capacidades ao máximo? Dizemos que somos livres, mas cobranças e crenças nos aprisionam.

Diante das resenhas literárias de Woolf presentes neste livro de bolso, senti vontade de colocar fogo em tudo o que já escrevi e chamei de resenha na vida. A inteligência e a habilidade da escritora para falar de livros me deixaram em êxtase. Ela criticava o machismo com ironia e pulso firme.

Depois de terminar esta leitura, fiquei curiosa para conhecer outros trabalhos de Virgínia. Estou lendo o romance "As Ondas", mas estou achando muito difícil. Se alguém já tiver lido um destes dois, ficarei feliz em discuti-los.

Beijo grande e até o próximo post!

Comentários

  1. Já vou anotar o nome do livro porque fiquei imensamente curiosa para lê-lo. Estou estudando sobre o assunto na faculdade, e acho que a leitura vai me ajudar muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal estar estudando isso, Renata! Vale a pena a leitura! Obrigada pela visita. Beijo <3

      Excluir
  2. Oie,
    Não conheço o livro, mas gosto de temas assim. Acho que a sociedade ainda tem muito o que evoluir em questão da presença da mulher no mercado de trabalho, principalmente em relação a profissões consideradas masculinas.
    Eu faço faculdade de Engenharia Civil, e na procura por estagio cheguei a me deparar com empresas que publicaram que só aceitariam estágiarios homens. Achei isso um absurdo, mas infelizmente ainda é comum acontecer.
    Beeijoo!!

    Grazy
    Meus Antídotos {meusantidotos.blogspot.com}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazy! Que horror, sinto muito que tenha passado por isso. Infelizmente, isso é comum e ainda temos mesmo muito o que conquistar! Boa sorte, espero que encontre empresas que valorizem a sua capacidade. Beijo

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)