[Resenha] - Livro: Pax



"Pax", escrito por Sara Pennypacker e ilustrado por Jon Klassen, fala sobre a amizade de um garoto e a raposa de estimação dele, cujo nome dá título ao livro.

Apesar de o nome do bichinho significar "paz", os personagens estão vivendo um período de guerra. O conflito foi responsável por separá-los. O pai do protagonista foi servir ao exército e, por isso, abandonou Pax na estrada e deixou o garoto morando com o avô.

O menino estava junto com o pai no momento do abandono e não conseguiu se perdoar. Por isso, juntou suas coisas, fugiu da casa do avô e deu início, à pé, a uma viagem de resgate. Ele precisava encontrar Pax, pois, criado em casa, o animal não sobreviveria à vida selvagem.

No caminho, o garoto se machucou gravemente, quebrando o pé. Conseguiu ajuda em uma casa afastada, onde vivia uma mulher misteriosa que tinha uma perna de pau.

A narrativa intercala capítulos focados no menino com outros que trazem a perspectiva de Pax. Os desafios que o garoto enfrenta para tentar reencontrar o amigo peludo são apresentados ao mesmo tempo em que Pax faz amigos selvagens (que o ajudam a redescobrir seus instintos).
Opinião: História simples e emocionante. Os personagens vão sendo construídos aos poucos ao longo do enredo e isso me deixou bem interessada. Há uma forte humanização dos animais também. O livro é cheio de frases de efeito e de reflexão. Achei o projeto gráfico de "Pax" bem bonito (e parecido com o dos livros da Editora Zahar). Recomendo a leitura!
Avaliação: 



Comentários