[Resenha] - Livro: Magimakía - A busca por Merlin

O livro "Magimakía – A busca por Merlin", escrito por Rafael Lovato e publicado em Portugal pela Chiado, tem 250 páginas e fala sobre uma importante batalha no mundo mágico.

O protagonista tem 15 anos e se chama Oliver. Ele vive com a mãe e o padrasto. A única coisa que sabe sobre o pai é que está morto. Fã de Harry Potter, o garoto é ingênuo, fraco e sofre bullying na escola.

Na véspera de uma temida prova de matemática, Oliver é sequestrado por uma dupla estranha: um goblin e um troll. Em boa parte do livro, ele está apertado para fazer xixi, enquanto criaturas fantásticas (como demônios e anjos) são apresentadas ao leitor.

Oliver descobre que é descendente do famoso mago Merlin e o único capaz de libertá-lo de um mausoléu onde dorme há mais de 500 anos. Para salvar magos e bruxas (e voltar para casa em paz), o adolescente precisa embarcar nessa aventura. Felizmente, ele tem a companhia do mago Ben e das bruxinhas Avery e Violet.
 -

Opinião: Sempre bom trazer autores nacionais para o blog! ♥ O livro segue o arquétipo do herói e envolve magia: a combinação que eu gosto! rs Oliver gostar de Harry Potter é bem interessante. Ora a história é narrada por goblins, ora é narrada na perspectiva de Oliver. Em alguns momentos, a voz de Rafael Lovato também aparece, como "tradutor" da história mágica para a nossa língua. No início, essa mudança de narradores me deixou confusa, mas depois acabei gostando. Acho que as bruxinhas poderiam ter mais espaço na história, espero que isso aconteça nos próximos livros!

O que não gostei foi o excesso de gírias. Isso me incomodou bastante e travou um pouco a leitura. É claro que um livro escrito para jovens tem que conversar com esse público, mas acredito que houve um exagero. Como o livro foi publicado em Portugal, pode ser que lá eles usem esses termos... Mas, aqui no Brasil, os adolescentes que eu conheço atualmente têm outras gírias (tanto pessoalmente, quanto na internet, não os vejo falando "irado", por exemplo). E aí está o problema dessas palavras, elas ficam "obsoletas" muito rápido.

A história é bacana e o final é de tirar o fôlego. Achei uma pena eu ter tido essa birra com os "caraca vei" de Oliver.

Avaliação:
Rafael Lovato é parceiro do blog Ratas de Biblioteca e tem livros publicados no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Entre os títulos lançados estão "Anverso e reverso de um crime", "Clarke", "A lenda de Jael", "O peregrino Joshua Vol. 1 e 2" e "Magimakía – A busca por Merlin".
Saiba mais em:

* cortesia da editora