[Pesquisa] - Retratos da Leitura no Brasil 4ª Edição




O Instituto Pró-Livro (IPL) divulgou os dados da 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Ibope. Mais de 5 mil entrevistas domiciliares foram feitas em 2015, com brasileiros de 5 anos ou mais, alfabetizados ou não.

Para o IPL, é considerado leitor quem "leu, inteiro ou em partes, pelo menos 1 livro nos últimos 3 meses". A notícia boa é que o número de leitores cresceu de 2011 para 2015, passando de 50% para 56%. E, destes, 25%, lê por gosto.

A escolha dos livros se dá principalmente pelo tema ou assunto (30%). As resenhas influenciam 5% dos entrevistados. Já para as crianças, o que manda mesmo é a capa.

A Bíblia é o livro mais lido tanto por quem está estudando, quanto por quem não está. Em seguida aparecem livros religiosos, contos e romances. Apesar de o local em que as pessoas mais leem ser a casa, o Instituto chama a atenção para a leitura em meios de transporte, como ônibus, trem, metrô ou avião.

Leitores e não leitores disseram que o motivo para não ler (ou ter lido pouco) é a falta de tempo. A maior parte dos leitores lê livros comprados em lojas físicas ou pela internet (43%). O empréstimo em bibliotecas aparece somente em quarto lugar, com 18%.

A média de livros lidos pelo brasileiro, por ano, é de 4,96 livros. Em 2011, esse número era menor (4).

 Entre os leitores, as mães e responsáveis do sexo feminino aparecem como as maiores influenciadoras pelo gosto pela leitura. 

Na lista de autores mais citados, o nome de Kéfera aparece com a mesma porcentagem de Machado de Assis, Maurício de Souza, Ellen G. White, Padre Fábio de Melo e Bispo Edir Macedo. Abaixo estão os livros mais citados na pesquisa:


Para ver a pesquisa completa, clique aqui.

O que acharam dos dados? Felizes por estarem entre a maioria leitora? Quantos livros vocês já leram em 2016?

Comentários

  1. Olá, Thais.
    Essa é a primeira vez que venho aqui no blog, mas já as acompanho pelo instagram. Vi esse post lá e resolvi passar aqui para dar uma olhada!
    Achei interessante a pesquisa, mas acho que se fossem feitos recortes de faixas etárias ficaria mais interessante ainda. Por exemplo: o que os adolescentes estão lendo já sabemos, pois eles são os mais ativos em redes sociais etc., agora fiquei curiosa com o que os adultos têm lido, enfim... Tava olhando os slides e achei a missão da pesquisa bem ousada, mas sonhar é possível!

    Adorei o post, beijinhos da Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Helena! Que legal te ver por aqui também :D Obrigada pela comentário.

      Eu também gostaria de ver essas respostas por faixa etária...

      Beijo

      Excluir
  2. Olá Thais!!!
    O bom dessas pesquisas é que podemos ver como a leitura está crescendo e que tem muito mais gente lendo atualmente.
    Seria legal se tivessem dividido essa pesquisa por faixa etária, porque aí teríamos uma noção maior sobre a leitura das pessoas.
    Mesmo assim foi muito bom ver que a leitura em nosso país, está indo de vento e pompa :)

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)