[Resenha] - Livros infantis: Crianças famosas


A série "Crianças famosas", da Editora Callis, mostra como teria sido a infância de personalidades conhecidas mundialmente. Solicitei "Aleijadinho" e "Chiquinha Gonzaga" e achei os dois livros muito fofos.

Acredito que eles sejam uma boa forma de introduzir aos pequenos leitores a história da cultura brasileira. Apesar de terem enredos um pouco ficcionais, os livros retratam pessoas reais. São sugestões para os adultos lerem com as crianças ou para as crianças já alfabetizadas lerem sozinhas. Os projetos gráficos trazem muitas ilustrações e fontes grandes.

O livro "Aleijadinho", escrito por Carla Caruso e ilustrado por Angelo Bonito, fala sobre o artista barroco Antônio Francisco Lisboa, famoso por suas esculturas. O mestre aparece no livro como uma criança vivendo na cidade de Vila Rica (atual Ouro Preto), quando o Brasil ainda era colônia de Portugal. As relações familiares e os primeiros sinais do dom de Aleijadinho são mencionados na obra.

Em "Chiquinha Gonzaga", a arte em destaque é a música. Também ilustrado por Angelo Bonito, o livro foi escrito por Edinha Diniz. A menina Chiquinha aparece encantada pelos sons das ruas do Rio de Janeiro. Cantos de vendedores, hinos religiosos, pequenas bandas, assobios... tudo isso inspirava a pequena compositora.

A coleção conta ainda com livros sobre outras crianças famosas como Picasso, Chopin, Cartola, Leonardo da Vinci e Portinari.
* cortesias da editora

Comente com o Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante. ;)