[Resenha] - Livro: Surpreendente!

O livro "Surpreendente!", escrito por Maurício Gomyde e editado pela Intrínseca, conta a história de Pedro. O jovem cineasta contrariava as expectativas médicas por ter uma doença degenerativa nos olhos que havia se estabilizado.

Pedro considerava que a estagnação de seu problema era um milagre e, mesmo enxergando com dificuldade, era grato por poder ver as cores e as imagens do mundo.

Adepto do "cinema felicidade", ele acreditava que vidas poderiam ser salvas através de atividades culturais. Trabalhava em uma videolocadora e organizava um cineclube no porão de uma lanchonete.

Um dia, emprestou um DVD de um clássico para um jovem que parecia não ter dinheiro para pagar a locação. Tempos depois, esse mesmo garoto voltou, armado, para assaltar o estabelecimento.

Esse fato mudou a vida de Pedro. Uma pancada no rosto dada pelo assaltante fez o médico que acompanhava o "milagre" perder as esperanças. Ele teria, se muito, dois meses antes de ficar cego.

Com o sonho de conquistar um prêmio de cinema, Pedro ficou revoltado. Uma boa ação tinha lhe custado a vida da forma como ele conhecia, não queria se adaptar nem recomeçar. Deprimido, decidiu não contar a ninguém o diagnóstico dado pelo doutor. Resolveu viajar para o interior para rever a avó.

Os amigos de Pedro, então, quiseram ir também. Se até então os companheiros tinham pouco espaço no livro, a partir da viagem ganham muito destaque. Mayla, Cristal e Fit embarcam nessa aventura dispostos a ajudar o companheiro a gravar o mais surpreendente roteiro cinematográfico. Com câmeras, nenhuma ideia na cabeça, equipamentos "emprestados" da faculdade e um carro velho, eles partem.

Revelações, autoconhecimento, amor e amizade marcam o enredo desta obra, que possui um título à altura.
Opinião: Já li todos os livros escritos pelo Maurício e esse foi o único que não me fez chorar. rs Isso não significa que seja pior do que os outros, pelo contrário! Gostei bastante da edição, desde a capa às passagens de capítulos. A história envolvente é uma boa dica literária para essas férias! De uns tempos para cá estou adorando livros de viagens. "Surpreendente!" fechou com chave de ouro minhas leituras de 2015.
Vocês conhecem o Maurício? Já leram alguma coisa escrita por ele?

Informações, sorteios e as sinopses de todos os livros estão disponíveis em www.mauriciogomyde.com :)

Comentários

  1. Eu compraria esse livro só por causa da capa, mas a história é bem legal e me levou a gostar do livro. Ainda não li ele, mas vou procurar para ler.

    www.geracaoselfie.blog.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)