[Entrevista] - Rebeca Prado



Olá, leitores!

A entrevistada do mês de fevereiro é a talentosa ilustradora e professora Rebeca Prado, de 24 anos. Ela é graduada em Artes Visuais pela UFMG, com habilitação em Cinema de Animação e é responsável pela página Inc., que tem mais de 34.600 curtidas no Facebook.  Suas tirinhas são muito divertidas! As ilustrações desse post são da Beca. ;) 

Vamos às perguntas? 

Quando você começou a produzir tirinhas? Sempre gostou de desenhar?
Hummm, acho que as primeiras tirinhas que eu produzi foi pra um blog antigo que eu tinha com meu namorado, chamado R2P2, onde nós dois produzíamos. Acho que em 2011. Depois o blog acabou e eu fiquei uns anos sem fazer nada. Voltei a produzir em 2014. Mas sempre gostei muito de desenhar, desde pequena!

Quantos e quais livros você já publicou? Onde podemos encontrá-los?
Olha, livro mesmo, só meu, eu ainda tô tentando pelo Catarse. Espero que dê certo! Mas eu já publiquei dois gibis independentes, o Baleia #1 e o Baleia #2, e já fiz algumas participações em publicações coletivas, como a Talismã, de 2009. Fora isso eu trabalhei mais como ilustradora mesmo. O Baleia #1 e #2 tem como comprar diretamente comigo, é só mandar uma mensagem lá na página! O Talismã eu achei uns 2 ou 3 exemplares perdidos na Leitura, mas acho que não tem mais.

E a Lif, quando “nasceu”? Você se acha parecida com ela? Fale um pouco sobre as características dessa viking fofa e mal humorada...
Lif, - Navio Dragão

A Lif veio em 2014. Eu sempre fui fascinada com mitologia nórdica e ficava rabiscando vikings. Daí percebi que eu a desenhava mais e mais, até decidir fazer umas tiras pra experimentar. Ela é tipo um alter ego mesmo. Peguei características minhas que eu não curtia muito e coloquei todas nela, de forma exagerada. Então nós duas somos mandonas, sem paciência, super honestas, mas ela é beeeem pior! Hahahahaha! Acho que expor isso nela faz com que eu lide melhor com meus defeitos.

Quando você criou a página Inc.? A internet é importante na divulgação do seu trabalho?
A página eu criei em 2013, pra vender umas coisinhas que eu fazia: caderninhos, pôsteres, adesivos. Só comecei a postar tirinhas lá ano passado! A internet é uma ferramenta fundamental pro meu trabalho. Sem essa exposição on-line eu sinceramente não sei como faria pra divulgar.

Quais são seus estilos literários preferidos?
Terror e detetive!

Qual o livro despertou seu gosto pela leitura e quando foi isso?
"Harry Potter", sem dúvidas. Comecei a ler com uns 9 pra 10 anos, e lembro que era exatamente a idade dos personagens do livro. Isso criou uma identificação maravilhosa! Depois dele não parei mais de ler.

Qual o livro com que mais se identifica e por quê?
"Os Homens que Não Amavam as Mulheres". Não sei exatamente, mas acho que foi o livro que mais me prendeu. A personagem principal era deslocada como eu e isso fazia com que eu me identificasse bastante, apesar de nossas histórias não serem nada parecidas.

Um livro que foi adaptado para o cinema e você gostou.
"O Nome da Rosa". Achei sensacional.

Um livro que foi adaptado para o cinema e você detestou.
Ai, acho que como adaptação “Os Homens que Não Amavam as Mulheres” não me agradou muito. No filme a história parece mais superficial do que realmente é. Mas não é um filme ruim de tudo.

O que faz em seu tempo livre?
Desenho, acredita? Hahahaha! Mas também danço Flamenco e gosto de ler, assistir filmes e séries, passear com meu namorado e com meus amigos, jogar videogame e jogos de tabuleiro, fazer palavras cruzadas (sim, sou dessas). Sou bem pacata.

Qual o artista que mais admira?
Não tenho um só. Tenho várias referências que me acompanham, em algumas épocas elas mudam. Scott C., Steve Simpson, Vera Brosgol, William Joyce, Craig Thompson, Will Eisner e vários artistas do cinema de animação são algumas dessas referências.

De quais bandas, filmes e séries você gosta? 
* Bandas: The Black Keys, Rosie & Me, Weezer, Ok Go!, Clarice Falcão, Frank Sinatra, Bob Dylan, Daniela Andrade, Jet, Elvis Presley, Bruce Springsteen, Ray Charles, AC/DC… * Filmes: Peixe Grande, Festa no Céu, Paranorman, Frankenweenie, O Iluminado (e filmes de terror em geral), Sociedade dos Poetas Mortos, As Vantagens de ser Invisível, Quanto mais Quente Melhor... * Séries: Sherlock, C.S.I, Scandal, New Girl, Orange is the new black, House, Bates Motel.

Deixe uma citação, uma passagem de algum livro que seja especial para você.
Posso deixar um trecho de um poema do Arnaldo Antunes que eu gosto muito?
Esse aqui, o nome dele é “Inferno”:
“[...] pára
o mar, sem maremoto,
como uma foto, a vida
sem saída, aqui,
se apaga a lua, acaba
e continua.”
...

Encontre mais tirinhas e informações sobre o trabalho da artista nos links:

Twitter  Instagram ♥ Facebook ♥ Site ♥ Behance ♥ Navio Dragão

Socorro, que moça mais fofa! Primeira entrevistada que escolhe trecho de poesia como favorito. ♥ Fiquei muito feliz quando ela aceitou participar. No ano passado, durante o Circuito Literário da Praça da Liberdade, comprei uma ilustração (que hoje está na parede da minha sala) e foi quando a conheci. Desde então, passei a acompanhá-la nas redes sociais. Sempre me divirto com as tirinhas! haha

Espero que vocês tenham gostado da entrevista tanto quanto eu! ;)

Muito obrigada, Beca! Sucesso sempre! 

Comentários