[Entrevista] - Carina Cardoso

Carina Cardoso

A primeira entrevista de 2015 é com a designer e tatuadora Carina Cardoso. Ela tem 22 anos, mora em Belo Horizonte e é formada em Design Gráfico pela UEMG. Para obter tal título, seu trabalho de conclusão de curso foi, nada mais, nada menos, do que uma releitura gráfica da obra "Animais Fantásticos e Onde Habitam".

Para quem não sabe, o livro, escrito por J.K Rowling, sob o pseudônimo Newt Scamander, compõe a bibliografia dos estudantes da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, da famosa série Harry Potter. Carina propôs um novo projeto editorial, com ilustrações elaboradas no estilo científico e pontilhismo, para o livro de J.K. O resultado ficou incrível e você confere abaixo, nas fotos tiradas por Gabriel Reis.

Vamos às perguntas!

1. Quando surgiu a ideia de produzir essa edição de luxo de “Animais Fantásticos e Onde Habitam”?

A ideia em si demorou um pouco pra se concretizar. Desde o início da faculdade (de Design Gráfico na UEMG) eu queria fazer um projeto com foco em ilustração. Quando chegou o momento do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), eu procurei temas que pudessem explorar esse lado mais artístico e que se enquadrassem nas exigências da graduação. Pensei em várias opções até que uma amiga minha, tão fã de Harry Potter quanto eu, me sugeriu reilustrar a obra: “Animais Fantásticos e Onde Habitam”. Sempre critiquei a edição original pela qualidade das ilustrações e a diagramação. Um livro tão rico em detalhes narrativos não poderia deixar a desejar nas ilustrações e no projeto gráfico. Como fã e ilustradora, tive a oportunidade de dar à obra um toque especial. Assim, surgiu a ideia de criar não só uma edição ilustrada, mas uma edição de luxo.

2. Qual seu personagem favorito de Harry Potter? E o Animal Fantástico?
Acho que meu personagem preferido é o Rony Weasley, não sei dizer ao certo, é difícil escolher! Meu animal favorito é o “Tolete” (ou Horklump em inglês), um dos primeiros e mais trabalhosos desenhos do meu projeto. Durante o processo de criação das ilustrações, fiz estudos de personalidade e aparência dos personagens e, para isso, criei mini histórias a respeito deles na minha cabeça. Acho que acabei me apegando a algumas delas, como a do Tolete – criei todo um esquema de como é o seu desenvolvimento, desde um “bebê tolete” até a sua forma “adulta”.
3. Qual o livro despertou seu gosto pela leitura e quando foi isso?
Admito que demorei um pouco pra começar a ter gosto pela leitura. Quando criança, tinha preguiça de ler livros muito grandes e/ou sem ilustrações. A primeira lembrança de leitura viciante foi com Harry Potter...e tudo começou com uma aposta! Apostei com um colega de classe que conseguiria ler todos os 3 livros da série (os únicos lançados na época) nas férias escolares. Acabei cumprindo a aposta e descobrindo meu gosto por leitura. Foi ótimo poder ter um novo contato com as obras no meu Trabalho de Conclusão de Curso.

4. Qual o livro com que mais se identifica e por quê?
Apesar de me identificar muito com obras de fantasia como "Harry Potter" e "Crônicas de Gelo e Fogo", o livro que mais me marcou e que eu mais me identifiquei até hoje foi “A menina que brincava com fogo” da Trilogia Millennium, de Stieg Larsson. Me apaixonei perdidamente pela personalidade da personagem Lisbeth Salander e suas façanhas. Quando terminei de ler o livro, fui correndo na livraria comprar o volume seguinte e ver o fim da história.

5. Um livro que foi adaptado para o cinema e você gostou.
Gostei da adaptação de “A menina que roubava livros”. Claro que o filme não tem todos os detalhes do livro, mas achei a escolha dos atores, a fotografia e a abordagem do longa muito bem executados.

6. Um livro que foi adaptado para o cinema e você detestou.
Detestei o filme "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2". Acho que criei muitas expectativas e não curti o último filme da série. Na minha cabeça, a grande batalha Harry x Lord Voldemort foi muito mais épica!

7. Qual seu estilo literário preferido?
Gênero de Ficção e Fantasia, com certeza.

8. Qual o autor que mais admira?
Tenho grande admiração pela J. K. Rowling. Afinal, foi a escrita dela que me despertou o amor pelos livros.

9. Bandas, filmes e séries:
Sou fã de AC/DC e Michael Jackson, mas tenho um gosto muito eclético para músicas... adoro MPB e música Pop, dessas que tocam na rádio mesmo. Posso dizer que sou cinéfila, assim é muito difícil escolher um filme preferido... Adoro quadrinhos, então os filmes que acredito ter assistido mais vezes são adaptações como "Batman: o cavaleiro das Trevas" (já até escrevi um artigo científico sobre os filmes do Batman!) e "V de vingança". Minha série favorita é, sem dúvidas, Dexter. Pena que a série terminou de maneira tão decepcionante... pelo menos pra mim. rsrs

10. Deixe uma citação, uma passagem de algum livro que seja especial para você.
“Afinal, aquilo que amamos sempre será parte de nós.”
Harry Potter

Espero que tenham gostado de conhecer um pouco do trabalho (lindo!) da Carina. Você pode saber mais sobre ela nas páginas CRC Design e Dot Tattoo.

Obrigada, Enise Silva, pela dica de entrevistada! ;)

Até mais!