[Resenha] - Série: O Diário da Princesa

Não sei vocês, mas quando eu me despeço de personagens de que gosto muito, fico triste. Comecei a ler a série "O Diário da Princesa" quando tinha 13 anos e estava na sétima série. Fiquei encantada com a história daquela garota comum que descobria ser princesa. Reli o primeiro livro quatro vezes e, em todas, fiquei envolvida com as confusões de Mia. Depois, li (fora de ordem) "A Princesa em Treinamento" e "A Princesa de Rosa-Shocking".

Alguns anos depois, eis que decido retomar a leitura. Ano passado li mais alguns e, como resolução para 2014, me dispus a terminar a série. Aproveitei essas férias e, finalmente, conheci o desfecho desses personagens queridos. Pensei que o tempo havia feito com que eu achasse bobo o que antes tanto me aprazia, mas isso não aconteceu. E hoje quero apresentar essa série de Meg Cabot, não me estendendo em sinopses de todos os livros, mas quem sabe atiçando a curiosidade de vocês! ;)

"O Diário da Princesa"

O primeiro livro foi lançado em 2000 e o último ("Princesa Para Sempre"), em 2009. A série é formada por diários de Mia Thermopolis, uma garota nova-iorquina, defensora dos animais, vegetariana, péssima em matemática e que descobriu ser princesa de Genovia. Sua melhor amiga, Lilly Moscovitz, tem um irmão mais velho chamado Michael por quem Mia nutre uma intensa admiração.

Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, ou apenas Mia, é filha de uma artista plástica e de um príncipe (!!). Sua avó, a princesa viúva de Genovia, está decidida a ensiná-la a melhor forma de se portar como membro da realeza. Mas não pense que ter essas aulas de princesa seja algo fácil. Grandmeré não é uma pessoa simples de lidar.

Ao longo dos dez livros, Mia faz amigos e inimigos, se envolve em muitas confusões - inclusive diplomáticas -, passa férias no Palácio de Genovia, encontra o verdadeiro amor, perde o verdadeiro amor, recupera o verdadeiro amor. Os personagens secundários - como sua amiga Tina Hakim Baba - são adoráveis e deixam a série ainda mais divertida.  A narrativa da autora permanece envolvente até o fim e é impossível não se apaixonar.

Sobre a autora 
Meggin Patricia Cabot, a Meg Cabot, também já publicou livros com os pseudônimos Patrícia Cabot e Jenny Carroll. A escritora best-seller nasceu em primeiro de fevereiro de 1957, em Bloomington, nos Estados Unidos. Graduada em Artes Plásticas pela Universidade de Indiana, trabalhou por 10 anos como assistente administrativa em um alojamento de estudantes universitários. Escreveu mais de 60 livros, tendo destaque a série O Diário da Princesa”, que vendeu mais de 20 milhões de cópias e foi traduzido para 38 idiomas. Meg Cabot escreve romances tanto para o público juvenil, quanto para o adulto e seu estilo divertido é marcado pela ironia. Atualmente, vive em Key West com o marido e dois gatos.


Produzi um programa de rádio sobre a autora e entrevistei minha amiga Lívia Campolina.

Cinema
Anne Hathaway como Princesa Mia. 
Esta criação de Meg Cabot teve os direitos vendidos aos estúdios Disney, dando origem aos filmes “O diário da princesa 1 e 2”, estrelados por Anne Hathaway e Julie Andrews. As adaptações fugiram bastante do que estava nos livros, mas isso acabou sendo divertido. O motivo? Os filmes foram feitos antes de todos os livros serem escritos, por isso a própria Mia critica as alterações feitas pelos roteiristas sobre a vida dela. Como assim uma avó boazinha?


Os livros
  1. O Diário da Princesa
  2. Princesa Sob os Refletores
  3. Princesa Apaixonada
  4. Princesa á Espera
  5. Princesa de Rosa-Shocking
  6. Princesa em Treinamento
  7. Princesa na Balada
  8. Princesa no Limite
  9. Princesa Mia
  10. Princesa para Sempre
Coloquei na lista apenas os diários. Existem outros pequenos livros relacionados à série, como "Lições de Princesa", mas ainda não os li.

O que acharam? Existe alguma série que acompanha vocês por vários anos?

Comentários

  1. Sempre amei o filme, mas nunca li o livro. Porém, minha irmã já havia comentado que eles eram ótimos! Depois desse post, fiquei com mais vontade ainda de ler ♥_♥

    Não digo por tantos anos assim, mas li e AMO de coração a série "Fazendo meu Filme", da Paula Pimenta, quando comecei a ler já havia sido lançado todos os livros... O que por um lado foi bom, já que não tive que passar a ansiedade que estou passando agora acompanhando as séries "Minha Vida Fora de Série" (também da Paula Pimenta) e "Meu Primeiro Blog", da Bruna Vieira.

    Nessas férias comecei a ler a trilogia da Kiera Cass e tô contando os dias para comprar os outros livros!

    Beijocas.
    http://oitoestacoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, é bem divertido! :]

      Gostei muito de "Fazendo meu filme" também. Li esse ano e adorei! Morro de vontade de me encontrar com a Paula!

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu nunca parei realmente para ler os livros, mas desde sempre sou encantada pelo filme. Acho que o q me faz não ler é o fato de serem muitos livros e ainda não tive tempo nem paciencia para começar hehehe
    Beijos,

    Amanda
    Divã Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, a série é realmente longa! Então desamina começar, mas se você ler o primeiro não vai querer parar mais! rs

      Beijo

      Excluir
  3. eu gosto muito dos livros da autora,até fiquei sabendo que ela vai lançar outro livros da princesa :D
    http://blogradioactive.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não consigo entender como nunca li nenhum livro dessa série, em compensação já assisti aos filmes milhões de vezes :D

    Beijos, Paradoxo Perfeito

    ResponderExcluir
  5. Oi Thaís, tudo bem? Eu simplesmente amo a Meg, ela é uma das minhas autoras favoritas! Já li muitos livros dela, mas ainda não tive oportunidade de ler O Diário da Princesa e espero mudar isso em breve.
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  6. Olá Thais, eu também gosto muito dos livros da Meg Cabot, e do diário da princesa também! Você já leu um livro dela chamado "Garota Americana"? É bem legal também...
    Eu tenho lido o seu blog e acho bem interessante as resenhas que você faz... eu também gosto muito de ler, e tenho um blog sobre os livros que eu leio e algumas histórias que eu escrevo. Se você quiser, dá uma olhada e vê se você gosta: http://jovemescritoraligia.blogspot.com.br/
    Beijos,
    Ligia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)