[Especial] - Capitães da Areia

Entrevistei o ator Jean Luis Amorim para a editoria "Cinema para ler", do boletim Conexão Biblioteca (UFMG). Decidi compartilhar também com vocês! Espero que gostem!



Jorge Amado, no livro “Capitães da Areia”, conta a história de um grupo de meninos de rua que vive num velho trapiche, em Salvador. Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são algumas dessas crianças que, lideradas por Pedro Bala, praticam assaltos para sobreviver. A chegada de Dora – com seu irmão Zé Fuinha – abala o grupo, que nunca antes havia tido uma menina como membro.

A obra foi adaptada para o cinema em 2011, com direção da neta do autor, Cecília Amado, e trilha sonora de Carlinhos Brown. “O que mais me encanta é o carinho que Jorge Amado tinha por esses meninos e o fato de os capitães viverem como uma família”, afirma Jean Luis Amorim, ator que, em seu primeiro trabalho, deu vida a Pedro Bala.

Jean Luis como Pedro Bala


Para ele, a atuação foi uma experiência incrível, “principalmente por ser um personagem de muita importância para milhares de leitores”, explica. Quando questionado sobre a fidelidade ao livro, Jean afirmou: “Não daria para contar parte por parte do livro ou o filme seria muito longo. Então, Cecília foi inteligente em contar um ano da vida dos Capitães da Areia, sendo bastante fiel à forma com que o avô retratou os capitães em sua obra, sem perder a essência e a emoção desses incríveis personagens que, com certeza, serão eternos”.

♥ Não deixe de assistir ao filme e, claro, ler o livro – que já foi resenhado pela Amanda ([Resenha] - Livro: Capitães da Areia). Garanto que ambos irão te envolver e emocionar.


Comentários

  1. Mas que filme maravilhoso, não?! No dia em que assisti, fiquei super emocionada com a adaptação, mesmo sem ter terminado de ler Capitães. A fotografia, as cores, as ruas, o mar... Tudo tão lindo, tão lindo!

    ResponderExcluir
  2. Thais do céu rsrsrs! Quando eu li o livro foi tão forte, tão emocionante, tão inteso, que eu preciso me preparar pra ver o filme!

    Bjs, Michele

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas!
    Indiquei vocês para uma tag, espero que gostem!
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br/2014/05/tag-feiticos-de-harry-potter.html

    Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)