[Resenha] - Livro: Bonequinha de luxo


Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany's), escrito por Truman Capote, é formado por quatro histórias, sendo a maior delas a que dá título ao livro. Editado pela Companhia das Letras, possui 152 páginas e encanta pela forma envolvente com que é escrito.

Para começar, temos a conhecida novela sobre a prostituta de bom coração, Holly Golightly, marcante graças à adaptação cinematográfica com Audrey Hepburn. Uma garota tagarela, fã da joalheria Tiffany's e que sonha com um marido rico, a protagonista bem construída prende a atenção do leitor em meio às suas confusões e aos seus anseios. Mesmo sem móveis em seu apartamento e quase sempre com a despensa vazia, Holly leva uma vida agitada e noturna cercada de membros da mais alta sociedade nova iorquina. No prédio onde mora, conhece um escritor (o qual ela chama de "Fred", porque a faz lembrar do irmão que está lutando na Segunda Guerra) e é ele o personagem o narrador da história.

Depois, vem o conto "Uma casa de flores", também com uma prostituta no papel principal. No entanto, aqui, ela não é "de luxo". Vive numa casa com outras mulheres e, certo dia, decide fugir com um de seus clientes. Essa história me deixou um pouco incomodada, foi a de que menos gostei. A personagem principal, que julguei ser tão segura de suas escolhas, era na verdade submissa e um pouco apegada ao sofrimento.

Em seguida, "Um violão de diamante" fala sobre a amizade (que desconfio ser amor) entre dois presidiários: um jovem cubano com sede de vida e liberdade e um homem mais velho conformado com sua situação até a chegada do primeiro. Entre melodias e planos de fuga, fica difícil não se sensibilizar com a situação desleal de sedução naquela colônia penal sulista.

O livro se encerra com "Memória de Natal", conto emocionante e intenso que envolve lembranças e um forte sentimento de nostalgia. A amizade entre um menino e uma velhinha que levam suas vidas ansiando pelo Natal - época em que, juntos, fazem bolos e distribuem para as pessoas de que gostam - é comovente e sincera. Os dois economizam centavo por centavo e produzem os presentes com a maior alegria do mundo. Certo dia precisam se separar - e então fica evidente como "aqueles que decidem o que é certo" podem ser injustos e incompreensivos.

Avaliação: 

Comentários

  1. Ai que vontade de ler <333 O filme eu adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marça você é linda! Leia sim, é gostosinho de ler. Também gosto do filme! Beijo

      Excluir
  2. Eu não sabia que o filme era baseado num conto [burra]. Ele deve ser curtinho, né? Vou procurar ler antes de assistir o filme. Os outros parecem ser interessantes também.
    Adorei as nuvenzinhas :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Raquel!
      Sim, é curtinho. Um pouco maior que um conto, uma novela (embora eu ainda não saiba o que realmente diferencia um do outro).
      Leia, é bem legal. Eu li depois de ver o filme, mas sempre prefiro ler antes. rs
      Que bom que gostou (:
      Beijos

      Excluir
  3. Eu sou doida para ler esse livro! Só a capa dele já vale o resto. É interessante perceber como o Capote adora as prostitutas e colocar emoção na história delas, é muito lindo isso porque mostra pra sociedade que elas também são pessoas! :3 Beijiiinhos!

    Passa lá: http://blogfloreando.blogspot.com.br/ (:

    ResponderExcluir
  4. Fiquei com água na boca por esse livro. O "Bonequinha de luxo" é um clássico do cinema, sempre tive vontade de ver sabe, sempre quis ter na minha coleção de dvd [Sim eu compro dvds originais] e saber que a história consta em um livro me instiga, gosto dos clássicos.

    Pandora/Jaci

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme e o livro são ótimos! Diferentes, mas os dois são bons.
      Beijos, Pandora!

      Excluir
  5. Nossa, totalmente diferente do que imaginava! Confesso que nunca fui atrás de muitos detalhes sobre esse livro, apesar de gostar de "Bonequinha de Luxo" #shameonme .
    Gostei de saber mais sobre ele, adorei a resenha, e com certeza já entrou para minha wishlist!!

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com.br

    ResponderExcluir
  6. Apaixonada pela resenha! Todos os quatro contos me interessaram e eu pensava que o filme era baseado nos quatro ): Agora quero ler todosssssss :DD
    Beijo :*

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)