[Thaís diz] - Direto do túnel da blogosfera

"Hey, girls, tudo bem?". Pois é, era assim mesmo. Uma mistura constante de termos em inglês no meio das frases. Era quase automático dizer que alguma coisa era "perfect". O blog era perfect, a atriz era perfect, a melhor amiga também era perfect. E tudo narrado de uma maneira realmente pessoal. A origem dos blogs é marcada pela presença dos "diários virtuais", levando o termo ao pé da letra.
Meu primeiro "lay personalizado"
ganhei em um concurso e tinha fotos
da Hilary Duff. ♥

Ah, a blogosfera que a Yala me apresentou! Ninguém se importava muito com as roupas que você usava. Postar fotos? Um luxo raro. Era interessante contar o que ganhou de aniversário e usar layout com foto de famosas (Hilary, Lindsay, Avril, Angelina...).

Os gifs animados, as músicas da Jojo no player, scripts que pediam o nome do visitante só para que a mensagem de "Seja bem vindo, Fulano" fosse personalizada, o calendário da Hello Kity... tudo colocado com muito carinho e com a melhor das intenções. Quanto mais coisa mexendo e pulando na tela, mais legal.

Acha pouco? Havia efeito de neve caindo e corações que saiam do cursor. Os tutoriais, os "geradores de código" e os fóruns eram uma mão na roda e facilitavam as vidas de nós, blogueiros. Era comum trocar o layout sempre, principalmente perto de datas comemorativas (que atire a primeira pedra quem viveu essa fase e não viu pelo menos um blog com foto das Meninas Malvadas vestidas de Mamãe Noel no layout no fim do ano!).

Os concursos/awards elegiam o blog mais legal, o mais cute, o mais paty, o mais completo, o com melhores textos, o do melhor template... e a quantidade de categorias e prêmios (do tipo "uma montagem", "um layout", "um button personalizado") se perdiam no infinito, precisando descer a barra de rolagem colorida para ver todas. Já adotei cachorrinhos, pintinhos e gatinhos em outros blogs e eles se tornavam os "mascotes" da página.

Nos perfis não podia faltar o que você amava e odiava! E, claro, quase todo mundo odiava "copycats". Eu odiava e nem entendia o que era. Depois, descobri que esse termo definia quem copiava o layout ou algum código de outro blog sem permissão. Como o Phellipe disse, acontecia mesmo um barraco virtual quando alguém descobria e denunciava. Hoje tudo está a disposição e as pessoas nem se lembram de creditar quem disponibilizou gráficos e tutoriais, né? E a vida virtual segue com barracos por outros motivos.

Ninguém queria dinheiro. Queríamos amigos. Pessoas que também se sentissem à vontade atrás da tela do computador. Era um mundo à parte que a maioria dos nossos conhecidos do dia-a-dia não sabia que existia, por isso os "fakes" eram poucos e as postagens muito pessoais e cheias de detalhes.

Sinto falta da ingenuidade daquela época, mas também fico um pouco aliviada por algumas coisas terem mudado. O que resta é realmente o sentimento de nostalgia - saudade do que não se pode recuperar. Bregas? Claro que éramos! Mas tenho certeza que, no futuro, nós, mais uma vez, daremos risada dessa blogosfera de 2013 - por questões que, por agora, achamos bacanas.



Comentários

  1. Concordo com tudinho! haha
    Participei desse tempo da blogosfera, e sinto tanta falta! Eram milhares de gifs em um mesmo post, e tanta cor e brilho nos layouts que chegava a doer os olhos, mas era o que nós queríamos, só queríamos estar ali pra dizer o que quiséssemos, sem pretensão alguma! Ah que saudade desse tempo...

    P.S.: Minha Hil diva, a maioria dos meus lays eram dela <3 hehe

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Steh!!
      Hilary diva, maravilhosa, tdb! hahaha
      Sinto saudade também!

      Excluir
  2. Adorei o post, Thais! ^^
    Como eramos bregas haha, também tenho saudades da época em que as pessoas criavam seus blogS para compartilhar coisas e fazer amigos; e não cria-lo apenas pra ficar famoso e ganhar dinheiro!
    Apesar de achar super TOSCO, confesso que tenho saudades dos gifs animados. Meu posts eram cheinhos deles :D

    Beijoos, primeira vez por aqui e já amando ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alana!
      Meus posts também eram cheio deles! hahaha
      Obrigada pelo comentário, espero que volte mais vezes.

      Excluir
  3. Nossa, esse post é simplesmente incrível Thaís! Não era blogueira nesse tempo, comecei ano passado, mas pelo que li parecia ser muito bom! Não que agora não seja, mas creio que está bem diferente mesmo. Enfim, um beijo

    http://docedementa.blogspot.com.br/ <3

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu não participava da blogosfera antiga, então nem sei. Mas eu tive que comentar o gif no final, hahahahaha muito engraçado. Também gostei muito da frase que apareceu aqui embaixo: 'A literatura, como toda arte, é uma confissão de que a vida não basta' Lindíssima essa citação hein?!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Linda citação mesmo, também gosto bastante! :)
      Obrigada por não ter saído sem comentar! hahaha
      Beijos

      Excluir
  5. Noooossa esse post me levou pra máquina do tempo haha , aquele tempo realmente por mais brega que fosse os gifs , era a verdadeira blogsfera , onde as pessoas postavam apenas pra ganhar um comentário bacana ou um selinho , lembra? rs hoje em dia tá tudo diferente , e os blogs estão cada vez mais perdendo sua essência . adorei aqui , gosto de blogs assim neste contexto . Um beijo querida , se quiser me visitar : Sendo Eu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Licia!
      Ganhar selinho era super gratificante! rs
      Está tudo muito diferente mesmo.
      Visitarei, com certeza.
      Beijo

      Excluir
  6. Que saudade dessa época, bd! Meu primeiro selinho foi de "blog mais simpático" hahaha Meninas Malvadas em dezembro era lei e a sensação do momento era não apenas ter um button em gif, mas aprender a fazer hahhaa

    Saudade. Disso e principalmente de você! <3

    ResponderExcluir
  7. Nossa, que coisa mais nostálgica!!! ahauahuahuahau
    Apesar de acompanhar blogs há bastante tempo, só vim querer ter um de uns três anos para cá.
    Sou péssima com essas coisas de gifs, buttons e mudar layout, mas me esforço. hehehehe
    Amei essa postagem!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei, o nome do blog é 10! Estou participando, beijos. http://corujasquenadam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. hahaha
    Gosto nem de lembrar disso! Ô fasezinha ruim da minha vida. Deu um rolo um vlog, flog ou sei lá como se chamava aquele trem de colocar fotos. tive que entrar até no Procon pra eles tirarem o meu do ar haha

    Bjo
    www.cometaseestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)