[Resenha] - Livro: Mar de dentro


O livro "Mar de dentro", 2002, Editora Record, escrito por Lya Luft narra a infância de uma Lya criança, curiosa, bagunceira e inteligente. A autora faz, com ela mesma, uma viagem pelo passado, como se buscasse as origens dos personagens que habitam sua mente.

Junto com Lya, o leitor conhece o jardim em que ela brincava, o escritório do pai advogado, a praia e os rochedos que visitava junto com sua família.

A menina escondida embaixo dos móveis, que possuía dificuldade para aprender "coisas de menina", faz um convite à introspecção por meio de um texto em prosa muito poético. A singeleza no seu jeito de contar a história chama a atenção e torna o livro marcante.

"Talvez por isso mantive esse amor pela hora do amanhecer, quando a casa ainda dorme mas eu assisto à chegada da luz, e a respiração do mundo reinicia.

Em uma fase muito difícil, já adulta, comecei a dormir com as venezianas abertas: quando a realidade reassumia formas e cores lá fora, eu sabia que seria capaz de viver um dia mais." (página 52)

Opinião: Muito fofo, muito lindo. Não havia lido nenhum livro dessa autora - apenas alguns textos aleatórios. Gostei da forma como ela conduziu a narrativa, mesclando realidade e fantasia de uma maneira quase mágica.

Comentários

  1. Oi Thaís!
    Não conhecia a Lya mas fiquei encantada com a sinopse. Talvez eu vá atrás desse livro, será que é fácil de achar?
    Espero que sim...
    Beijos!

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ser fácil sim, eu consegui na biblioteca da minha faculdade! :)
      Beijos

      Excluir
  2. Ai Deus, já to com vergonha. To comentando em todos os posts *-*
    Lya Luft eu amo! Ela e a Clarice são minhas musas brasileiras. Este livro acho que li, não tenho certeza. Os meus preferidos dela são O ponto cego e O quarto fechado.
    Os dois são bem crus, mas é isso que dá encanto pra história.

    www.cometaseestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seus comentários são sempre bem-vindos!
      Adoro a Clarice também! :)

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)