[Especial] - Biblioteca: ambiente de lazer

Faço estágio na Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão da UFMG e decidi escrever uma matéria sobre o Espaço de Leitura. É nele que eu passo todo o tempinho que tenho livre durante a semana, um dos meus lugares preferidos do campus. /amando Uma dica para quem mora em Belo Horizonte. O texto abaixo foi originalmente publicado no site da Proex

É considerado “leitor”, segundo critério internacional, a pessoa que tenha lido pelo menos um livro inteiro nos últimos três meses. O Ibope divulgou no dia 05 de abril de 2013 os resultados da terceira edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil. Dentre os dados obtidos, foi constatado que para a maioria dos entrevistados biblioteca é “um lugar para estudar”.

Com o objetivo de ampliar essa classificação e fazer com que a biblioteca também seja vista como ambiente de lazer, existe na Biblioteca Universitária (BU) da UFMG o projeto de extensão "Ler o mundo: práticas de leitura", no Espaço de Leitura.

Foto de Marcos Maurilio

Localizado na entrada da Biblioteca Central da UFMG, Campus Pampulha, o Espaço é "colorido, descontraído e confortável, composto por poltronas, diferenciado do ambiente das bibliotecas convencionais", descreve Cleide Vieira de Faria, coordenadora da Biblioteca Universitária e responsável pela iniciativa.

Inaugurado em 2009, disponibiliza aos usuários cerca de três mil exemplares em um acervo "formado por publicações informativas como jornais e revistas e por obras de variados gêneros literários como poesia, romances, literatura clássica, biografia, literatura infanto-juvenil, best-sellers, história, culinária, autoajuda e artes." Além de obras que "visam atender as diferentes necessidades dos usuários, como livros em braille e em áudio", informa Cleide.

Paula Serelle Macedo, estudante do oitavo período de Ciências Biológicas da UFMG, faz parte dos 75% de brasileiros que leem por prazer. “Visito o Espaço quase todo dia, umas quatro vezes por semana.” A leitura para ela não é uma obrigação. “É o que faço no meu tempo livre.”, conta.

Acontecem no Espaço diversas outras ações culturais (oficinas, debates, lançamentos de livros) entre as quais está o "Cinema para ler" que promove, na última sexta-feira de cada mês, a exibição de filmes baseados em histórias originalmente contadas em livros, como "O pagador de promessas", "O perfume", "Xangô de Baker Street", entre outros.

"Visando estimular a formação de leitores e oferecer diferentes suportes culturais e informacionais, através da arte, da música, da contação de histórias, do teatro e exposições, resultando na interação entre a Universidade e a sociedade", destaca Cleide. O cronograma para 2013 ainda será fechado, mas visitas de escolas ao Espaço podem ser agendadas na Biblioteca Central.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 22h. Segundo a coordenadora o espaço é aberto à comunidade interna e externa à UFMG. As obras disponíveis podem ser consultadas no Catálogo on-line do Sistema de Bibliotecas no site www.bu.ufmg.br.