[Viagem] - "Vale a pena"

Duas semanas atrás eu estava no Vale do Jequitinhonha, na cidade de Araçuaí-MG. Viagem de um programa de férias da UFMG, do Polo Jequitinhonha. A oficina que dei foi de Web, mais especificamente a produção de um portfólio digital para a companhia de teatro Ícaros do Vale. Os meninos com que trabalhamos eram deste mencionado grupo de teatro e do coral Araras Grandes.

Foram dias de muito aprendizado profissional e pessoal. Trabalhar em equipe, entender um pouco da história do lugar, participar da oficina de outro núcleo (xilogravura e encadernação), fazer amigos de que me lembrarei sempre estão entre os melhores proveitos que tirei da experiência. Só ali, vendo de perto como as coisas são, é que entendi que a minha concepção sobre lá era totalmente equivocada. O Vale é lindo, o Vale é encantador, o Vale foi um surpresa boa.

Queria fugir do estereótipo "pobreza" que estamos cansados de ouvir sobre a região e nem mencionar essa palavra em meu texto. Porém é impossível não deixar claro que de pobreza não vi nada. Pobre é o povo que não reconhece sua importância, pobre é o povo que não valoriza a cultura local, pobre é o povo que deixa sua opinião cheia de informações pré-estabelecidas e não faz nada para sair disso. Pobre de quem pensa que o Vale é pobre.

O artesanato, as histórias, os medos, as construções de Araçuaí abandonadas após a enchente de 79, as personagens marcantes como a "Dona Onça do Coreto", os sorrisos, os comentários das crianças, as preocupações dos adultos, a cordialidade e a receptividade dos araçuaienses, o carinho e os abraços serão difíceis de remover da minha mente. Trouxe pra casa chaveiros, brincos, santos de barro, mas as verdadeiras "lembrancinhas" da cidade são os momentos que lá vivi. As  cores vivas que lá permaneceram. A quentura da temperatura e das almas daquele lugar. Valeu a pena. /sorriso

 

A maior parte das fotos é da câmera do querido Thiago Flores. Clique para ampliá-las!

Comentários

  1. Uma parte que você disse simplifica tudo..
    Pobre são as pessoas que julgam antes mesmo de conhecer.
    Eu imagino o quão enriquecedor foi esse programa.
    Adorei as fotos. Nada melhor que guardar em fotos uma boa recordação.

    Beijos
    http://luizando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi enriquecedor mesmo, Luiza! Que bom que gostou das fotos! Beijos

      Excluir
  2. Adorei, que legal este passeio.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! Te tagueei para um meme lá no meu blog!
    http://meninaderosas.blogspot.com.br/2013/02/meme-5-livros-para-ler-em-2013.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)