[Resenha] - Livro: Helena

Escrito por Del Lang, publicado pela editora Bookes agora em 2012, o livro possui 252 páginas e é o primeiro livro da autora. Parceira do Ratas de Biblioteca, a dona do Bonjour Circus mostrou que o talento para escrever vai além do que se acompanha pelo blog.

Começa com Helena avisando ao leitor que ele estará adentrando sua vida. Ao ler tal coisa, provavelmente este duvide que será lançado de fato ao viver da personagem. Engano. Ela consegue sugá-lo, prendê-lo, amarrá-lo às suas aventuras de maneira natural e divertida.

Vinte e seis anos. Encalhada, ops, solteira. Apaixonada por Eduardo, seu colega de trabalho. Mora sozinha (a menos que um gato de estimação seja considerado companhia). Possui um vizinho finlandês chamado Eikki com quem divide uma amizade incrível e bacias de pipoca doce. Sua melhor amiga, Victoria, é um pouquinho lerda e completamente diferente dela.

A protagonista não possui papas na língua e sua sinceridade ao falar do passado e sentimentos (bons ou não) encantam e geram inúmeras reflexões. As ações do enredo são surpreendentes, conseguindo vir, ao mesmo tempo, carregadas de análises intimistas e psicológicas das personagens.

Sua rotina e seu jeito acabam virando de cabeça para baixo depois de um incêndio em seu prédio causando dentro (e fora dela) uma verdadeira revolução. É difícil para o leitor não se sentir tentado a mudar também o que há de mal resolvido em sua própria vida.

Opinião: Sou leitora do Bonjour há um bom tempo e ter tido a oportunidade de conhecer mais a fundo a maneira da Del de se expressar foi uma experiência incrível. Puxa-saquismos a parte, achei o livro bem editado e construído (ainda mais por ser um projeto independente!). Recomendo mesmo a leitura e com certeza vocês ainda ouvirão falar muito de Helena! A personagem deixou uma marca em mim e acredito que deixará também em vocês.

Avaliação: