[Resenha] - Livro: Feliz Ano Velho


Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva, Editora Objetiva, possui 272  páginas e conta um difícil período da vida do próprio autor.

Um único mergulho com os amigos muda toda a vida de Marcelo, que fica tetraplégico ao pular em um lago com pouca profundidade. O jovem   de classe média alta, com muitos amigos e vida amorosa agitada, se vê em um situação que nunca imaginou estar.

De forma informal e descontraída, conhecemos o dia-a-dia dos hospitais em que ele fica, a família de Marcelo, os amigos, as namorados, os tratamentos, as angústias e até mesmo fatos do passado do autor. A cada página, nos sensibilizamos mais com a história.

Por ter sido escrita de forma tão pessoal e sincera, "entramos" na história com muita rapidez. Parece até que somos nós que estamos em uma cama de hospital, sofrendo por não ter informações sobre o próprio futuro.

Capítulo por capítulo, acompanhamos a evolução dos tratamentos de Marcelo. Os efeitos da fisioterapia, a vitória de poder, simplesmente, inclinar um pouco a cama. Ver o teto, ler o jornal, ver televisão, ficar em pé com apoio, e então cadeira de rodas. Cada etapa uma emoção, uma descoberta. Passando por cada mudança, Marcelo vai, aos poucos, aceitando a sua condição.

Emocionante, surpreendente e incrivelmente divertido, Feliz Ano Velho te prende da primeira a última página. Comemorando cada avanço de Marcelo, você nem percebe a passagem dos capítulos. Com algumas partes mais "indiscretas", o livro não deve ser lido por crianças.
Opinião: Tive que ler esse livro para a disciplina de Literatura, na escola. Acostumada com os livros quase sempre entediantes passados para leitura, me surpreendi muito. Feliz Ano Velho mostra todas as dificuldades, medos, tristezas que tetraplégicos e paraplégicos passam. Com a leitura, você conhece todo esse mundo da superação. Chorei feito criança com o livro, ri mais ainda. Uma leitura rápida surpreendente, indico para todos. Mais um livro provando a qualidade da literatura Brasileira! /amei

Avaliação:

Comentários

  1. Tenho muita vontade de ler "Feliz Ano Velho". É o livro predileto de vários amigos meus, mas na época de colégio não me incentivaram a leitura de livros assim. Uma pena.
    Adorei a resenha =)

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é maravilho. Também o li no primeiro colegial e para a disciplina de literatura. Um dos melhores livros que já estiveram em listas obrigatórias de escola. Além de ser super engraçado, relata com clareza a vida e as superações de um deficiente físico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! O livro é perfeito. O melhor é exatamente isso: não é uma leitura difícil e cansativa como os outros livros que nos passam para ler na escola.

      Excluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)