[Resenha] - Livro: A Escrava Isaura

O Livro "A Escrava Isaura", escrito por Bernardo Guimarães, em 1875, conta a história de uma menina filha de um feitor e de uma escrava (herdando, assim, a condição de prisioneira de sua mãe - que morreu quando ela era ainda muito pequena).

Isaura, mesmo não sendo livre, foi criada e educada como se fosse filha de sua senhora, adquirindo trejeitos e postura semelhantes aos das mulheres brancas da época.

Sua vida se torna um inferno a partir do momento em que seus antigos senhores morrem e ela se torna propriedade do filho do casal, Leôncio, que tenta seduzi-la de todas as formas.

Seu pai, o ex feitor chamado Miguel,  ainda vivo, procura maneiras de tentar libertá-la para livrá-la das intenções de seu senhor. E quando nada mais parece dar certo, ele tem em mente uma última esperança: fugir. E é aí que tudo se complica e se transforma na vida da encantadora protagonista!

Opinião: Como li uma edição antiga (duas reformas ortográficas atrás, com "êle", por exemplo), a leitura não fluiu muito bem. Mas a história é singela e interessante, superando minhas expectativas. Recomendo e sugiro, inclusive, que façam como eu: intercalar livros atuais com antigos, para variar um pouco.

Destaquei dois trechos:

"e... tudo que cai no jequi, é peixe."
 Bernardo Guimarães (A Escrava Isaura).

‎"Mas esse antagonismo longe de perturbar ou arrefecer a recíproca estima e afeição, que entre eles reinava, servia antes para alimentá-las e fortalecê-las, quebrando a monotonia, que deve reinar nas relações de duas almas sempre acordes e uníssonas em tudo. (...) A contrariedade de tendências e opiniões são sempre de grande utilidade entre amigos, modificando-se e temperando-se umas pelas outras."
 Bernardo Guimarães (A Escrava Isaura).

É isso aí! Até mais! :)

Comentários

  1. Parabéns pela resenha Thaís! Já li A Escrava Isaura e curti bastante. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. oi,
    otima resenha!
    Li esse livro a muitos e muitos anos atras.
    muito bom!

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    @lostgirlygirl

    bjos

    ResponderExcluir
  3. muito boa a resenha e me ajudou na prova do livro do meu colégio.. :D

    ResponderExcluir
  4. UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA. PARABÉNS PARA RESENHA FICOU MUITO BOA. SOU MEBRO DO BLOG AGORA. CASO QUEIRAM ME SEGUIR MEU BLOG É http://www.leitoresemfoco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada! Ajudou muuuuito! hahahahah

    ResponderExcluir
  6. Adorei eu já vi a novela três vezes

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)