[Resenha] - Histórias de Humor

O livro Histórias de Humor, da Editora Scipione, possui 80 páginas de contos de brilhantes escritores, como Luis Fernando Veríssimo, Graciliano Ramos, Millôr Fernandes e Stanislaw Ponte Preta.

Lixo, de Luis Fernando Veríssimo, conta a história de dois vizinhos que descobrem, através do lixo um do outro, que podem se dar muito bem juntos.

Aonde vai a poupança popular?, de Millôr Fernandes, fala sobre a visita de um "capitalistão" ao Museu do Prado e suas descobertas culturais.

Garoto linha-dura, de Stanislaw Ponte Preta, narra a esperteza do menino Pedrinho e suas ideias brilhantes para fugir de um possível castigo imposto pelo pai.

Apólogo brasileiro sem véu de alegoria, de Antônio de Alcântara Machado, mostra um movimento de protesto iniciado deviado à falta de luz em um trem. O curioso desse fato? Quem "encabeçou" o movimento foi um cego.

O olho torto de Alexandre, de Graciliano Ramos, conta as aventuras de Alexandre, que jura já ter montado três vezes em uma onça, ter perdido um olho, visto seu corpo por dentro e ainda ter devolvido o olho para o lugar correto.

O homem da cabeça de papelão, de João do Rio, fala sobre Antenor, que sempre fora diferente dos demais. Ria, cantava, era feliz. O problema? Ele não era como os demais. Queria viver, não apenas trabalhar, queria ajudar os outros, não só subir na vida e enriquecer. Ele foi desprezado por todos até o dia em que decidiu trocar sua cabeça por uma de papelão, tornando-se uma pessoa "normal" como todas as outras.

A nova Califórnia, de Lima Barreto, narra a chegada de um novo habitante em uma pequena cidade. O morador, descobriu-se, era um famoso alquimista, que fez uma importante descoberta: como transformar ossos em ouro.

Polítipo, de Aluísio Azevedo, fala sobre a morte de Boaventura, um senhor de bom coração, que, por não possuir nenhum traço marcante, se parecia um pouco com todo mundo.

Plesbiscito, de Artur Azevedo, narra o orgulho do Senhor Rodrigues, que não aceita admitir na frente do filho que não sabe o significado de algumas palavras.