[Resenha] - Livro: Querido John


O livro Querido John ("Dear John", 276 páginas, editora Novo Conceito, tradução de Patricia de Cia, 6ª impressão) do conhecido autor Nicholas Sparks conta uma história triste de um soldado dos Estados Unidos que percebeu que mais difícil do que lutar contra inimigos num campo de batalha é enfrentar a distância física que existe entre ele e o grande amor de sua vida.

John Tyree entrou para o exército pois não sabia o que fazer quando terminou o ensino médio. Em uma de suas licenças, quando voltou para casa para ficar algumas semanas com seu pai (um colecionador de moedas), ele conheceu Savannah - uma jovem linda e encantadora que estava naquela cidade por conta de um projeto de voluntariado para a construção de casas para famílias pobres.  

Rapidamente se apaixonaram e o pouco tempo que passaram juntos foi o suficiente para deixá-los completamente dependentes do amor um do outro. Quando ele teve que voltar ao trabalho, os dois começaram a se comunicar por cartas e telefonemas durante um longo tempo. Mal viam a hora de ele ser dispensado para que pudessem casar e ser felizes. Com a chegada do "Onze de setembro", no entanto, mais do que a vida profissional de John foi modificada. E então as cartas recebidas por ele começaram a ser diferentes. 

Opinião: Gostei principalmente por retratar o autismo. Foi bom saber mais sobre esse assunto e achei que esse tema deu uma certa seriedade à história. Confesso que me surpreendi com a riqueza de detalhes apresentados por Sparks sobre a vida no exército e também sobre as moedas. Só não concordei muito com o excesso de tristeza que o livro traz. (Agora vou parar de falar pra não tirar a graça quando vocês foram ler. Ah, e pretendo assistir ao filme em breve. Alguém aí sabe se é bom?). 

Avaliação: 

Comentários

  1. Eu não tenho vontade de ler esse livro, mas achei legal sua opinião sobre ele. Um dos motivos de eu não gostar muito do Sparks é que acho que as histórias dele são meio apelativas para o emocional. Contendo muita tristeza ou coisa assim.
    Você falou do autismo e fiquei curiosa sobre a abordagem disso na história do livro, deu até vontade de arriscar a leitura dele. =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaís! Não vi o filme e acho que não vou ler esse livro, porque sei que irei chorar muito! ahahahah bjs.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Thaís! Estou muito ansiosa para ler Querido John, afinal, os livros do Nicholas Sparks são ótimos! Também não assisti ao filme de Querido John.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não vi o filme nem o livro mas eu tenho muita vontade de poder ler um dia! Tem tanta gente só falando coisas boas do Nicholas por ai! E eu acho que também nunca li um romance, alguma coisa triste, sei lá... Enfim, espero poder ler um dia (de preferência esse ano, rs). Parabéns pela resenha, Beijos.

    Bruno - minhaestante.com

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas pretendo ler esse ano.

    Tem um selo para vocês lá no meu blog.

    Bjs
    http://nerdleitora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaís!
    Eu assisti o filme e fiquei decepcionada. Mas ainda tenho uma pequena esperança no livro :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, já é a terceira resenha de Querido John que leio hoje! UAHSUAHS adorei a sua em particular, muito boa. Adorei o livro, é lindo demais, chorei rios (como sempre!). Já assisti o filme, mas não achei tão bom quanto o livro :/ Sei lá, o final ficou.. feliz demais UAHSUAHS
    Beijos, Vanessa
    thisadorablething.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Sou totalmente suspeita para falar do Nick (oh, intimidade). Eu li A Ultima Musica e Querido John dele e é tão difícil decidir qual é melhor. Primeiro porque tratam de assuntos super difícil de se falar, como autismo, que quase ninguém sabe sobre, e, no caso de a ultma música... bem, não quero dar spoiler. Eu acho que o drama está na medida certa, é a característica do Nicholas, e acho que é isso que faz os livros dele tão emocionantes. Não sei mais o que dizer, como disse, sou suspeita! Haha

    Ótima resenha!

    Beijos,
    Gi Joris
    http://ispirazione.org/journal

    ResponderExcluir
  9. Oi :) eu só assisti ao filme, ainda não tive a oportunidade de ler a obra, mas falam que o filme não é totalmente fiel ao livro, que o livro realmente é bem melhor. Depois que tu ver o filme, então diz pra gente se isso é verdade! bjs

    ResponderExcluir
  10. Querido John, o que dizer sobre esse livro? Eu sou meio suspeita pra falar de Nicholas Sparks, porque o livro que eu mais gostei foi Noites de Tormenta e se pudesse apagaria da existencia Um amor para recordar.
    O mais legal do Nicholas é sempre as doenças que ele trata, os detalhes, a delicadeza, mas NUNCA o casal principal.
    O John conheceu a Savannah e BUM era amor pra eternidade. HAN? AHUSHUAHUSHAUHU dá um tempo :P

    Quanto ao seu comentário no blog, você procurou a pessoa CERTA pra conversar sobre o curso de Letras HAHAHA Vou deixar o meu e-mail pessoal por DM no seu twitter e tu pode entrar em contato comigo quando quiser!

    Peace and light
    Eliza

    ResponderExcluir
  11. Eu já vi o filme, é legalzinho, mas eu quase durmi. É um romance chato.
    Prefiro A última música, por mais que a atuação da Miley não ajude.

    ResponderExcluir
  12. Não vi o filme nem li o livro, mas ja ouvi ótimas críticas sobre ele! rsrsrsrs
    Parabés pela resenha! ^-^


    P.S: Vim comentar aqui pq quase cair da cadeira quando vi o nome do blog! =O
    Meu blog se chama "Rata de Biblioteca"
    Pelo menos aqui são duas né! hasuhuhasuas
    Beijosss!!
    http://lizzyjenks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Boa resenha. Ainda não li o livro, mas parece ser muito bom.

    Amei o blog de vocês, já estou seguindo.

    Abraços, Iza :)

    ResponderExcluir
  14. O livro com certeza é um dos melhores livros que já li, gostei muito pois trata do amor verdadeiro, do autismo, mas trata de muita tristeza também! Chorei BALDES! Mas o filme não é nem um pouco rico em detalhes como sempre é. Se eu fosse você nem gastava seu tempo vendo, é muito melhor você ler o livro de novo. Emociona muito mais! É isso. E amo o blog de vocês viu? Parabéns! Beeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  15. Ops, escrevi errado: Mas o filme não é nem um pouco rico em detalhes!

    ResponderExcluir
  16. Mmmm, não posso dizer nada. Amo muuuito os livros do Nicholas Sparks. Já li Diário de Uma Paixão (o melhor de todos, o filme do livro não chega nem aos pés dos detalhes que o livro contém), A Última Música, O Milagre e Querido John. Realmente, admito que Querido John me decepcionou um pouco. Sim, o livro é bom, mas achei que continha tristeza demais :/ , de qualquer forma eu recomendo, leia, é um livro bom. Não tenho uma opinião concreta à cerca de Querido John mas eu recomendo (gente como eu falo 'recomendo' suahsuahsuash). Agora, se você quer um livro para se encantar e sentir muitas emoções, leia O Diário de Uma Paixão, esse realmente é maravilhoso e encantador. Beijos, amei aqui >.<
    http://queridoscupcakes.blogspot.com
    http://jujubaverde.tumblr.com

    ResponderExcluir
  17. Amei o livro, chorei ao ler mais quando eu assistir o filme nossa chorei litros as obras do Nicholas são perfeitas

    http://alguemparaconversa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)