[Resenha] - Livro: O mundo de vidro

O livro “O mundo de vidro” (170 páginas, 2ª edição), de Maurício Gomyde, trata-se de um romance cheio de surpresas escondidas em fatos puramente simples. Conta a história de um homem que ultrapassa a casa dos trinta que se apaixona à primeira vista por uma mulher de vinte e poucos anos.

O mais incrível disso tudo, é que (como o livro possui narrador onisciente) temos acesso aos pensamentos de todas as personagens, incluindo o papagaio fêmea Horácio. Toda a trama gira em torno de dois protagonistas cujos nomes não são citados, ficando conhecidos apenas por "ele" e "ela".

Ela é linda, inteligente, maravilhosa. E ele apenas um homem comum com uma vida mergulhada na mesmice. O amor, no entanto, é capaz de transformá-lo em alguém melhor. A linguagem do livro permite que o leitor passe por momentos de riso e também de tensão, sendo capaz de se divertir e sofrer junto com as personagens.

"Quanto às citações, às referências, inclusive tendo palavrões e às vezes abordando o tema do sexo, tentei ser o mais fiel possível ao que pensa um homem, sem deixar de lado a percepção de que "Ele" é um sujeito sensível, antes de tudo. Nem sempre este tema deve ser tratado necessariamente de forma chula. E tentei fazer da melhor forma." (Maurício Porto)

Opinião: Tomei a liberdade de postar aqui um texto que fiz para o meu blog pessoal. /hehe
Três da manhã.
Ela estava deitada com seu pijama descombinado, de óculos de aro vermelho, com uma mecha caindo sobre os olhos cansados. Não conseguira dormir. Não poderia de forma alguma cair no sono sem antes terminar de ler aquele livro pelo qual ficara encantada e totalmente viciada. Era uma história aparentemente tão comum, mas que continha detalhes tão bem elaborados que ela, em seu quarto silencioso e calmo, olhava para cada palavra a sua frente e as imagens iam formando-se em sua mente de maneira ligeira e quase mágica. Nunca em sua vida imaginara que leria algo que contivesse palavrões e mesmo assim ficaria impressionada com a delicadeza presente em cada linha.
Após ler a última palavra contida naquele exemplar (cuidadosamente autografado pelo autor, Maurício Porto), tomou dois copos de água, apagou as luzes, cobriu-se com dois edredons de motivos infantis e enfim cerrou os grandes olhos castanhos. Adormeceu fascinada com a capacidade da mente humana em fazer arte através de palavras e sentiu uma enorme angústia por ter certeza de que, mesmo realizando o maior esforço, jamais conseguiria resenhar aquela obra da forma e com os adjetivos que merecia.
http://thaisdiz.blogspot.com/2011/01/o-mundo-de-vidro.html
Avaliação: 

Obs: Clique na imagem para ir até a página do livro no Skoob.

Em breve teremos sorteio dele aqui e quem sabe uma entrevista com o Maurício? /demais
Livro excelente, recomendadíssimo! Beijos e até a próxima! Não se esqueçam de me contar o que acharam. /piscada

Comente com o Facebook

10 comentários:

  1. O livro parece ser genial, e é tão estranho que quanto mais genial o livro é tão dificil transmitir nossa emoção ao resenhar, né?
    Quando um livro é bom eu nunca consigo por os adjetivos que ele merece, também.

    Ah, e O Pacto é uma história do demônio do bem, nada muito assustador, tá mais pra divertido do que pra assustador! UISAIUHSA

    Parabéns pela resenha!

    E sim, ficar sem internet é muito ruim, parecia que eu estava alienado de todos. Tudo que me sobrava era as catastrófes do RJ e o calor do Sul D:

    ResponderExcluir
  2. Tatá, estou participando de um sorteio dele no skoob. Torça por mim...bjs..

    ResponderExcluir
  3. O livro parece ser legal =D
    Mais um pra lista!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?

    A resenha é interesse, relacionamentos com diferença de idade sempre desperta a minha curiosidade.

    Um otimo final de semana!

    Lulu ღ Apaixonada por Romances

    ResponderExcluir
  5. Ahh adorei a resenha, e adorei o texto que você escreveu, você escreve bem, com delicadeza.. perfeito..
    Ansiosa pelo sortei..rs
    bjkssss
    N.Reis

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha, parece um livro interessante.
    Aguardando o sorteio.
    Gostei da "descrição" feita pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Ah, e tem dois memes lá no meu blog pra ti, vê lá :D

    ResponderExcluir
  8. Nooooooooooossa o livro parece ser muito bom, a resenha me deu vontade de ler, mais um para a minha lista...
    Bj - Entre Amigas

    ResponderExcluir
  9. Tatá eu ganhei o livro!! Mas não era sorteio, todo mundo ganhou!! ahahahahha estou louca para lê-lo. bjs...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante. ;)