[Resenha] - As Crônicas de Nárnia

Comprei "As Crônicas de Nárnia - Volume Único" esse ano na Submarino e me encantei com as histórias. Divertidas, emocionantes, educativas e fantasiosas, agradam à pessoas de todas as idades. São sete histórias que se passam em Nárnia.

O Sobrinho do Mago
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616147
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 184
Volume: 1
Sinopse: A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.
Não é uma das melhores crônicas, mas não deixa de ser emocionante. O que eu mais gostei na história foi descobrir a origem da Feiticeira Branca e do guarda-roupa mágico. 

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616155
Origem: Nacional
Ano: 2005
Número de páginas: 180
Volume: 2
Sinopse: "Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.
Provavelmente é a crônica sobre Nárnia mais conhecida. Apaixonante, emocionante, cheio de aventuras, "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-roupa" é uma das melhores histórias. O livro narra as aventuras de Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia, que chegam à Nárnia através de um guarda-roupa mágico. Lá eles encontram o mundo de Nárnia em seu centésimo ano de inverno, causado pela Feiticeira. Edmundo é enganado pelas forças do mal e os seus três irmãos, juntamente com Aslam, têm a missão de salvar o menino e destruir a Feiticeira Branca. 


O Cavalo e seu Menino
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616163
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 189
Volume: 3
Sinopse: Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre.
Essa foi a crônica que eu menos gostei, por ter menos aventuras que as outras. Mas uma coisa boa na história é a forma como eles destacam os cavalos (e todos os outros animais), e não os homens, e mostram que eles são tão importantes quanto nós. Acho que essa é a maior lição que "As Crônicas de Nárnia" nos passa.


Príncipe Caspian
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616171
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 215
Volume: 4
Sinopse: Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua tromba mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.
Amei essa história e, depois dela, Caspian se tornou um dos meus personagens favoritos. Também gostei de ver Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia em Nárnia novamente. A batalha para expulsar os telmarinos de Nárnia é completamente incrível.  

A Viagem do Peregrino da Alvorada
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 853361618X
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 231
Volume: 5
Sinopse: Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do mar, um bando de criaturas invisíveis, um mágico e o próprio Aslam, o Grande Leão, que os presenteia com uma promessa muito especial.
Dentre as sete histórias, essa é a minha favorita. Como sou completamente apaixonada pelo Caspian, adorei os acontecimentos da viagem em busca dos homens desaparecidos. Cada ilha era uma nova aventura, sem contar que essa foi a "última" visita de Edmundo e Lúcia à Nárnia, e que nesse livro conhecemos Eustáquio, que participará dos próximos livros. Não tem como não odiar o Eustáquio nos primeiros capítulos!


A Cadeira de Prata
Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616198
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 208
Volume: 6
Sinopse: "Como se chega até lá?", perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. "Do único modo possível", sussurrou Eustáquio, "por magia". Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.
É uma boa história, mas não ter nenhum dos irmãos Pevensie faz falta. Nessa história quem vai à Nárnia são Eustáquio e sua amiga Jill. Aslam lhes dá uma missão: encontrar o príncipe Rilian, filho de Caspian. O que partiu meu coração nesse livro foi "ver" Caspian velhinho, indo novamente para as Ilhas Solitárias. Gostei bastante do livro, mas ainda prefiro "O Leão, a Feiticeira e o guarda-roupa", "Príncipe Caspian" e "Viagem do Peregrino da Alvorada". Mesmo assim, acabei gostando do Eustáquio e da Jill.


A Última Batalha

Editora: Martins Fontes
Autor: C.S. LEWIS
ISBN: 8533616201
Origem: Nacional
Ano: 2003
Número de páginas: 213
Volume: 7
Sinopse: À luz de uma enorme fogueira crepitante, a última batalha de Nárnia está prestes a acontecer. O rei Tirian, ajudado corajosamente por Jill e Eustáquio, terá de enfrentar os cruéis calormanos, num combate que decidirá, finalmente, a luta entre as forças do bem e do mal. Mas, com tantas dúvidas e confusão ao redor, conseguirá o rei Tirian manter-se firme na hora mais negra de Nárnia?
Nesse livro, um macaco maldoso acha uma pele de leão e a coloca no seu amigo Confuso, um burro, e começa a enganar os Narnianos, dizendo que o burro é, na verdade, o leão Aslam. Então o macaco começa a governar Nárnia, fazendo acordos terríveis com os Calormanos. Eustáquio e Jill voltam a Nárnia para ajudar o rei Tirian a desmascarar o macaco e tirar os Calormanos de Nárnia. A situação se agrava e o fim de Nárnia parece estar próximo. Adorei a história e o rei Tirian. O começo é meio chatinho, mas o final é surpreendente e feliz. Acho que foi um final digno para "As Crônicas de Nárnia".


Bom, desculpem-me pelo post enorme! Espero que tenham gostado. Se tiverem uma oportunidade leiam "As Crônicas de Nárnia"!

Comentários

  1. Que capas lindas. Mais bonitas do que aquele volume único.

    ResponderExcluir
  2. Adoro As Crônicas de Nárnia. Acho um livro ótimo.

    ResponderExcluir
  3. A muuito tempo quero ler 'As cronicas de Nárnia', mas ainda não tive oportunidade. Todos dizem ser um bom livro, e pelos filme, acredito que isso seja verdade.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de escutar mtas coisas positivas, eu nunca tive vontade de ler As Cronicas de Nárnia. Acho q desencantei depois de assistir ao filme. =S

    Por isso eu detesto assistir aos filmes antes de ler.

    Pri

    Entre Fatos & Livros

    ResponderExcluir
  5. Ahhh,Nárnia é um dos meus livros favoritos!
    Amei as resenhas!
    Tenho um blog literário, o Highway To Books e gostaria de fazer parcerias com seu blog.
    Portanto, como solicitado, já botei o banner de vocês no meu blog.
    Obrigada pela atenção e desculpa incomodar!
    PS:Também sou apaixonada pelo Caspian :D
    xoxo,
    Camila

    ResponderExcluir
  6. Tenho a edição única e é encantador não é? *___*
    A história é fascinante, incrível, enfim...
    Bjos ;*
    Bárbara Matos

    ResponderExcluir
  7. Olha eu aqui de novo rs
    Como somos parceiras de blog, poderia mandar um e-mail de comunicação no ela por ela?
    Obrigada meninas, bjos.

    ResponderExcluir
  8. Amei o primeiro filme, comprei o Volume Único e tô sem tempo de ler.

    ResponderExcluir
  9. Ahhh eu quero muuuito ler Nárnia *-* Até agora só vi os filmes mesmo,mas amei eles,e por isso estou suuper curiosa para ler os livros!

    ResponderExcluir
  10. Eu já estava com uma super vontade de ler, e agora née... O livro está no desfaio de féris, vamos ver se eu consigo ler! Tenho tantos aqui para ler que dá fadiga só se olhar KKK

    Amei post, meninas! O blog está cada vez mais lindo, parabéns!

    Beijos,
    Gi Joris
    http://ispirazione.org/journal

    ResponderExcluir
  11. Que legal!
    eu não sabia que tinha volume unico das Cronicas de Narnia...
    Ainda não li nenhum livro, mas gosto bastante dos filmes, então um dia lerei!
    PS: O 'odioso' primo Estaquio é o meu preferido ao final da viagem...ahaha
    bjsss

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto demais das Crônicas de Nárnia!
    Um dos meus livros favoritos! =D
    Dentre os livros de Nárnia o que eu mais gosto também é de A viagem do Peregrino da Alvorada. ='D
    Quero muito reler a série inteira. Eu já reli alguns livros em separados. A viagem do Peregrino já li 3 vezes!! xD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela visita, sua opinião é muito importante! :)